CI

Senar/SC capacita novos técnicos para prestar assistência aos produtores

Programa conta com 40 novos profissionais que auxiliam no trabalho de campo e no gerenciamento das propriedades rurais de SC


Foto: Eliza Maliszewski

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC) está capacitando neste mês os novos técnicos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que auxilia os produtores rurais no trabalho de campo e na gestão das propriedades. São 40 novos profissionais em atuação no Estado, onde há novas turmas de produtores assistidos e novas cadeias ofertadas.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o treinamento alinha a metodologia nacional do programa e reforça as técnicas aplicadas em Santa Catarina nas cadeias leiteira, pecuária de corte, ovinocultura, piscicultura, agroindústria artesanal e fruticultura. Nesta semana, 28 profissionais estão sendo treinados a distância e de forma virtual, método adaptado para o período de pandemia. De 14 a 16 de setembro, outros 12 técnicos passam pelo aperfeiçoamento.

“Todo ano surgem novas turmas de produtores e temos contratação ou substituição de técnicos que atuam no programa. O treinamento é essencial para alinharmos todos à metodologia da ATeG e repassarmos de que forma o Estado trabalha para desenvolver as cadeias. São aperfeiçoados os procedimentos de cálculo de produção, atuação dos técnicos de campo e gerenciamento das atividades”, detalha Paula ao ressaltar que a capacitação é ministrada pelo instrutor do SENAR/SC, Erno Menzel.

Ao todo, o Sistema FAESC/SENAR-SC conta com 135 técnicos de campo que prestam assistência técnica e gerencial para cerca de 4.000 produtores rurais em todas as regiões do Estado. Além das seis cadeias citadas, o programa atua também na maricultura, apicultura e olericultura. Neste ano, a novidade é a inclusão da agroindústria artesanal, que atenderá, inicialmente, produtores e trabalhadores de pequenos e médios empreendimentos do setor nas regiões oeste e sul do Estado. Os Sindicatos Rurais de Chapecó e de Nova Veneza estão com inscrições abertas para as primeiras turmas assistidas na cadeia que inicia em outubro. 

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o aperfeiçoamento técnico é fundamental para a melhoria dos processos no campo e para o desenvolvimento do setor no Estado. “Nossos profissionais estão próximos dos produtores e os auxiliam no manejo das atividades diárias e no gerenciamento das propriedades para aumentar produção e renda das famílias. Com técnica e maior qualificação conseguimos fortalecer os trabalhadores e o agronegócio como um todo”.

Metodologia

A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/SC oferece ao produtor rural um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. A metodologia do programa é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vês por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

“As nossas metas são buscar a eficiência e a eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios”, sublinha o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.