CI

SENAR/SC forma sete turmas do Programa Empreendedor Rural

Nesta semana, sete turmas da região oeste e extremo oeste receberam a certificação de 2016


Para dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) desenvolve o Programa Empreendedor Rural (PER). Nesta semana, sete turmas da região oeste e extremo oeste receberam a certificação de 2016.

O programa motiva a permanência dos empresários rurais em suas atividades, auxiliando na ampliação da produção rural e contribuindo para a melhoria da qualidade de vidas das famílias do campo. Além disso, aumenta o poder político, econômico e social dos agricultores e contribui para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado ao meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores.

A iniciativa é oferecida para produtores rurais de Santa Catarina de maneira totalmente gratuita. A estrutura do programa compreende encontros semanais com duração de 8 horas, totalizando 136 horas, com duração aproximada de quatro meses.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destacou que o PER representa a execução do projeto de sonhos de vida. “Todos os formandos estão de parabéns, uma vez que o programa tem contribuído para que sejam realizadas melhorias significativas nas propriedades. Eles são o futuro do agronegócio brasileiro”.

Angélica Rommel tem 21 anos e é uma das concluintes do PER em Paial. O projeto intitulado “Ampliação da Atividade Leiteira” teve como facilitadora Ivânia Begnini Zingle e foi apresentado para a conclusão do curso. “Fizemos o piqueteamento, a implantação de novas pastagens e a adubação. Além disso, protegemos três fontes de água”, explicou. Para Angélica, a atividade leiteira é uma das que mais se desenvolve na região. “O leite é consumido tanto no verão quanto no inverno e tem um bom retorno. Resolvemos investir e ampliar a nossa produção que hoje é de 15 litros/dia por animal. Pretendemos subir de 12 para 15 animais em lactação”, pontuou.

A jovem destacou a importância do PER para a consolidação do projeto. “O Programa abriu grandes oportunidades de crescimento. Melhorei muito a minha visão de gestão e hoje consigo planejar melhor a minha propriedade identificando pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados para aumentar a rentabilidade”, considerou.

O agrônomo Fernando Schneider tem 23 anos e desenvolveu durante o PER o projeto “Implantação de Granja de Codornas para a produção de Ovos” sob a orientação da facilitadora Ivânia Begnini Zingler. “É um ramo que está em crescimento. A intenção é a criação de codorna para ovos e carne” explanou. Schneider destacou a importância de um bom planejamento. “O PER me fez perceber o quando é fundamental nos planejarmos em qualquer atividade desenvolvida. O sucesso só é alcançado quando conhecemos nossa propriedade e sabemos em qual área devemos atuar fortemente”.

Assim como Fernando, a mãe, Mercedes Capelesso Schneider e o irmão mais novo Felipe Roberto Schneider, também participaram do PER em Guaraciaba. “Foi muito importante para a melhoria na nossa propriedade, hoje conseguimos implantar ações que dão resultado e melhoraram a nossa produção. O PER só nos trouxe benefícios”, complementou.

Gabriel Zwirtes auxilia os pais na propriedade em Distrito de Machado, município de Pinhalzinho. O “Projeto de Reativação e Melhoramento da Agroindústria Derivados da Cana de Açúcar Zwirtes” teve como orientador Ervino Augusto Voigt. Segundo Zwirtes, o objetivo é voltar a produzir e vender melado nos mercados da região. “A comercialização estava parada desde 2007 por questões familiares. Eu e meu irmão retomaremos as atividades e esperamos contribuir com a nossa propriedade”, relatou. Para o jovem, o PER foi fundamental para o planejamento e a execução de cada etapa. “Estou mais esclarecido sobre quais passos seguir para que tenhamos sucesso”, finalizou.

Após as apresentações e a certificação dos concluintes o professor José Emilio Menegatti falou sobre “Empreendendo para o Sucesso”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.