CI

Senar/SC investirá na inclusão digital das famílias rurais neste ano

Meta é ampliar resultados, pois em 2011 mais de 6 mil produtores foram atendidos


Meta é ampliar resultados, pois em 2011 mais de 6 mil produtores foram atendidos

Implantado em 2010 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o programa Inclusão Digital Rural vem preparando jovens e famílias rurais para entrarem no mundo virtual e, assim, ficarem informados e atualizados sobre tudo o que acontece no agronegócio.


No primeiro ano, o Senar/SC atendeu mais de 5 mil produtores rurais e, em 2011, o programa capacitou 6.218 participantes. De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, a meta para 2012 é superar esses resultados, contribuindo ainda mais para o fortalecimento do campo.

O objetivo do programa é oportunizar o acesso da população rural às tecnologias de informação e à comunicação da informática, visando estimular a eficiência na propriedade rural e a melhoria na qualidade de vida das famílias que vivem no campo.

“O programa proporciona a inclusão digital rural através de treinamentos, além de integrar o homem do campo com o mundo das informações por meio do acesso ao Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) e incrementar formas de aprendizagem, utilizando a informática como ferramenta de gestão na área rural”, enfatiza Zanluchi. Além disso, “transmite aos produtores e trabalhadores do campo a importância das tecnologias digitais como novas ferramentas de acesso à informação na sociedade moderna e para melhorar a gestão dos negócios e adquirir novos conhecimentos”, complementa.

O curso está dividido em módulos e aborda os seguintes temas: Programa de Inclusão Digital Rural; Introdução à informática; Como utilizar o computador e seus periféricos; Introdução aos aplicativos BrOffice - Editor de Texto e Planilha Eletrônica e Internet e navegação na web.


Em Santa Catarina, mais de 290 municípios já receberam a capacitação, pois, além de ser realizado em salas cedidas por Sindicatos ou entidades, um kit móvel do Senar/SC percorre todas as regiões do Estado, com uma estrutura montada com 10 notebooks e funciona como sala de aula. “A iniciativa foi implantada no mês de setembro de 2011, mas os resultados são visíveis, pois atende especialmente os municípios que muitas vezes não tem estrutura para receber os participantes. O diferencial do kit móvel é que ele pode, inclusive, atender os produtores no interior das comunidades”.

Em 2012, a meta é repetir o sucesso do trabalho realizado no ano passado, quando foram atendidas 671 turmas, com 6.218 pessoas e 10.736 horas/aula. “O Senar/SC acredita que todos os participantes que conseguem utilizar as ferramentas na gestão da propriedade, para buscar informações sobre as novidades do setor agropecuário ou até mesmo para usar a internet e pesquisar a previsão do tempo, conseguem planejar melhor o trabalho na propriedade. É preciso saber usar as inovações tecnológicas a seu favor para agregar valor ao trabalho e aos negócios”, avalia o superintendente.

Qualquer interessado pode participar do programa. Basta ter idade superior a 16 anos e estar ligado ao meio rural. Para ter acesso, os produtores devem procurar os Sindicatos rurais de suas cidades ou buscar informações no site do Senar/SC (www.senar.com.br).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.