CI

SENAR/SC oferece 370 treinamentos gratuitos aos produtores rurais catarinenses

Outros treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC


Outros treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC

Adestrar equídeos é um trabalho que requer paciência e atenção. Com o objetivo de aperfeiçoar o adestramento, utilizando modernas técnicas de rédeas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) oferece mensalmente o curso de rédeas. Os produtores rurais têm acesso a conhecimentos de preparo do animal para o treinamento de rédeas, além de outras atividades relacionadas à doma.

Esse é um dos inúmeros cursos que o SENAR/SC oferece, todos os meses, de maneira totalmente gratuita, aos produtores catarinenses. A cada mês novas turmas abrem em todas as regiões do estado por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. No mês de setembro, os produtores rurais de Santa Catarina terão acesso gratuito a 370 cursos. Aproximadamente 5.920 empreendedores serão capacitados em todo o território catarinense.

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de cultivo de plantas medicinais em Joinville nos dias 08 e 09, boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Mafra nos dias 13 e 14, produção caseira de massas para congelamento em Corupá dias 19 e 20, operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Bela Vista do Toldo de 19 a 21, gestão da propriedade rural em Itaiópolis, de 20 a 22, e olericultura básica em Papanduva, nos dias 29 e 30.

No Vale do Itajaí acontecerá no dia 1º de setembro o curso de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) em Navegantes, também no dia 1º até o dia 2 ocorrerá o treinamento de turismo rural com a utilização dos recursos naturais em Doutor Pedrinho, dias 05 e 06 o de controle agroecológico de pragas e doenças em Ascurra, dias 15 e 16 o de beneficiamento e conservação de pescado em Agrolândia, tratamento de madeira em Rio do Sul, nos dias 19 e 20, e culinária de peixes e frutos do mar em Balneário Camboriú, nos dias 22 e 23.

A região Sul terá nos dias 1º e 02 a capacitação de derivados de leite em Santa Rosa do Sul, de processamento de carne de frango em Jaguaruna nos dias 05 e 06, de confeitaria em Timbé do Sul nos dias 12 e 13, de artesanato de costura em tecidos em Imbituba de 12 a 15 de setembro, de conservas de frutas, hortaliças e temperos em Passo de Torres nos dias 20 e 21 e de primeiros socorros em Urussanga dias 26 e 27.

O Leste de Santa Catarina contará com o treinamento de culinária de peixes e frutos do mar em Santo Amaro da Imperatriz nos dias 1º e 02, bordado em chinelos em Angelina nos dias 05 e 06, também no dia 05, seguindo até o dia 09, ocorrerá o curso de artesanato de costura em tecidos em Paulo Lopes, criação de abelha rainha em Biguaçu nos dias 08 e 09, olericultura orgânica em Palhoça de 16 a 19 de setembro e boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em São José nos dias 27 e 28.

Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinenses são o de operação e manutenção de roçadeira em São Cristóvão do Sul nos dias 1º e 02, artesanato com fibras naturais em Bom Retiro de 12 a 14, inseminação artificial em bovinos em Painel de 12 a 15, instalação e manutenção de redes elétricas em Urubici nos dias 13 e 14, acolchoados artesanais com lã de ovelha em Frei Rogério de 19 a 22 e artesanato de crochê e tricô em Alfredo Wagner de 26 a 30.

O Meio Oeste terá a qualificação de jardineiro em Fraiburgo nos dias 1º e 02, aproveitamento integral de alimentos em Caçador nos dias 05 e 06, no mesmo período em Campos Novos acontecerá o curso de processamento de carne suína, de artesanato em couro em Erval Velho de 06 a 09, inclusão digital rural em Água Doce nos dias 12 e 13 e artesanato em tear com lã de ovelha em Joaçaba de 26 a 29.

Entre as capacitações oferecidas na região Oeste estão o de casqueamento em bovinos no município de Concórdia nos dias 05 e 06, artesanato de costura em tecidos em Irani de 12 a 15, produção caseira de pães e biscoitos em Xaxim dias 12 a 14, controle de qualidade no transporte do leite em São Domingos nos dias 20 e 21 e o de programa 5S em Seara no dia 30.

A região Extremo Oeste receberá o treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Iraceminha de 12 a 14, artesanato com pintura em São Lourenço do Oeste de 12 a 15, gestão ambiental da produção de leite em Pinhalzinho no dia 20, aumento da produtividade do mel em São Miguel do Oeste nos dias 21 e 22, prevenção de proteção de nascentes em Mondaí no dia 27 e emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Romelândia no dia 29.

Outros treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.