CI

Senar/SC realiza formatura do Curso Técnico em Agronegócio

Vinte e um técnicos participam da solenidade de colação de grau neste sábado (9)


O administrador Edison Costa Porto, de 64 anos, deixou a movimentada rotina na capital paulista, onde nasceu, para viver em Caçador, no meio oeste catarinense. Com experiência no mundo coorporativo exerceu nos últimos anos a função de diretor-executivo de uma empresa multinacional, na área de finanças e administração. Por residir em um município com a base econômica no agronegócio, resolveu, por incentivo de uma amiga, iniciar no Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

“O objetivo inicial foi conhecer melhor o que envolve a vida das pessoas da região, principalmente na área rural e ampliar minhas competências e capacidade de prestar serviços como consultor de negócios, que é a atividade que exerço em Caçador”, conta Edison que neste sábado (9) de março, concluirá mais uma etapa com a colação de grau no curso técnico. Além de Edison, outros 20 alunos concluem o curso e participam da solenidade de colação de grau que está programada para as 19h30, no Clube Fraiburguense.

Segundo Edison, desde o início, o curso surpreendeu pela excelente qualidade do material, do apoio a distância e da qualidade dos tutores, que aliam conhecimento técnico, carisma, bom humor e boa didática. “Como administrador experiente e agora com a formação de técnico em agronegócio, pretendo oferecer serviços nesta área, por exemplo, de elaboração de plano de negócios (Busines Plan) e de estudos de viabilidade, assim como, estou amadurecendo a ideia, com outro colega do curso, de investir num empreendimento rural baseado em agricultura familiar”, declara.

O presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo, Ângelo Benincá, destaca a alegria em acompanhar o sucesso que o curso tem atingido. “Fomos um dos primeiros polos de apoio presencial a inaugurar em Santa Catarina e isso nos deu a responsabilidade de dar o pontapé inicial nesse projeto. Hoje testemunhamos a qualidade da formação técnica que o Sistema Faesc/Senar oferece em parceria com o Sindicato. Chegamos a formatura da quarta turma com orgulho e satisfação, certos de que o conhecimento é o caminho para a qualificação do meio rural”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, observa a importância da busca por aprimoramento profissional no campo. “Vivemos um tempo de mudanças constantes. A tecnologia tem avançado e o trabalho no meio rural está cada vez mais exigente. Para isso, é preciso formar profissionais comprometidos com o setor e aptos para aplicar tecnologias inovadoras a fim de melhorar o processo produtivo e, consequentemente, a rentabilidade e qualidade de vida. Não temos mais espaço para amadorismo, é preciso empreender. Santa Catarina é exemplo em produção de alimentos e isso se dá graças ao nível de qualidade do trabalho feito nas propriedades. Diante desse cenário o técnico em agronegócio é um profissional estratégico”.

O curso teve duração de dois anos com 80% da carga horária a distância e 20% em encontros presenciais realizados nos polos de apoio. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta a alta taxa de empregabilidade de técnicos em agronegócio. “Esses profissionais têm conhecimento para trabalhar em propriedades rurais, indústrias, federações e associações, além de empresas de pesquisa e fomento. É uma área abrangente e em evolução. Sem dúvidas o agronegócio catarinense ganha muito com a inserção desses novos profissionais no mercado”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.