CI

Senar Sergipe retoma aulas da Aprendizagem Rural em Laranjeiras

Os alunos do programa de Aprendizagem Rural retomaram as aulas nesta segunda-feira, 18


Foto: Pixabay

Os alunos do programa de Aprendizagem Rural retomaram as aulas nesta segunda-feira, 18, no município de Laranjeiras. As aulas foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus. Os alunos serão formados na cadeia da cana-de-açúcar, principal atividade econômica na região.

O programa tem por objetivo capacitar os jovens do campo para o ingresso no mercado de trabalho rural. O programa de Aprendizagem rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE é dividido em três etapas: núcleo básico, específico e prática profissional. A carga horária é de 960 horas sendo 480 em sala de aula e 480 de prática profissional.

Os alunos retornaram as atividades com o módulo Administração Rural ministrado pelo instrutor Plínio Santos. “A expectativa era grande para o retorno das atividades. Vai mudar algumas coisas como a forma de aplicação de atividades para não causar aglomeração. Vamos mostrar neste módulo as ferramentas administrativas e depois entrar no conteúdo relacionado ao campo”.

A pedagoga do Senar/SE, Carla Aparecida, explica que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para o retorno das atividades educativas. “Ainda no enfretamento da pandemia, estamos adotando e exigindo que sejam cumpridas as medidas sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e lavagem das mãos, dessa forma, nossas aulas estão sendo realizadas em espaço aberto, com disponibilização de pias e sabão líquido para lavagem das mãos, assim como álcool em gel e o uso obrigatório das máscaras”.

Ainda segundo Carla Aparecida, a expectativa é que os alunos possam aproveitar toda a programação desenvolvida para contemplar tanto a formação teórica, quanto a formação prática. “Um dos nossos objetivos é que esses jovens sejam bem-sucedidos na conclusão do curso e que possam ser inseridos no mercado de trabalho com o diferencial de ser aluno formado pelo Senar”.

A Associação dos Plantadores de Cana de Sergipe (ASPLANA) também destacou a importância do retorno das aulas. “Desde março o treinamento foi suspenso por conta da pandemia. O retorno desses alunos vai ser bem interessante porque esses jovens aprendizes voltam a ter um contato melhor com a cultura da cana-de-açúcar, as características da região e do trabalho que será desenvolvida nas usinas”, pontuou o engenheiro agrônomo da Asplana, Helber Rodrigues.

O aluno Natanael de Jesus da Silva conta que com o retorno das aulas pretende se dedicar ao curso e adquirir conhecimento para aplicar no campo, já que toda família trabalha com cana-de-açúcar.

“Agora é dar continuidade ao ensino que a gente estava tendo. Após a aula teórica, partir para a tão desejada aula prática que não foi possível ano passado por causa da pandemia. Minha família toda já trabalha nessa área e o meu objetivo é trabalhar de forma qualificada. Quero me especializar na área mecânica”, pontua Natanael.

A aluna Saionara Santos de Jesus também estava ansiosa para o retorno das aulas. “Estou fazendo este curso para me especializar mais. A minha expectativa é que possamos continuar o curso sem parar para que eu possa me qualificar nesta área da cana-de-açúcar. Estava ansiosa para voltar as aulas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.