CI

SENAR/TO realiza curso de inseminação artificial em bovinos em Pium

“A inseminação artificial é uma importante aliada para o melhoramento genético de bovinos de leite e de corte"


Foto: Divulgação

“A inseminação artificial é uma importante aliada para o melhoramento genético de bovinos de leite e de corte, mas o Tocantins ainda precisa de inseminadores capacitados para executar essa técnica reprodutiva que está em expansão. Poucas instituições realizam esse curso no estado e o Senar é uma delas e o melhor: capacita de forma gratuita”. Essa é uma avaliação do veterinário, Ueslei Monazzi, que é instrutor do Senar no curso de “Inseminação Artificial”.

Para garantir que o estado tenha profissionais preparados para esse ramo, o Sistema FAET/Senar capacitou uma nova turma no município de Pium, região centro oeste do estado. Produtores de bovinos de leite, trabalhadores rurais e estudantes participaram do curso que utiliza a técnica de inseminação visando o aumento da taxa de natalidade e promovendo a melhoria do rebanho.

A produtora rural Daiane de Oliveira, destacou que é uma forma de agregar conhecimento para melhorar a genética dos bovinos da sua propriedade “Sou produtora e assim que fiquei sabendo do curso me interessei. A inseminação vai ajudar a melhorar a genética da nossa propriedade, além de diminuir riscos de doenças”, enfatizou.

O estudante de veterinária, Bem Hur Monteiro, conta que se interessou pelo curso, pois os pais são produtores e o seu objetivo é aplicar o conhecimento adquirido na propriedade “Na faculdade de medicina veterinária, a gente aprende anatomia e fisiologia da vaca, mas se nós quisermos ser inseminadores, teremos de fazer um curso e receber o certificado. É um curso muito importante para nossa região, principalmente porque o produtor quer inovar e melhorar o rebanho dele. Agora eu posso levar essa informação e até ajudar meus pais na fazenda”, explicou.

Para saber mais sobre cursos do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no estado (www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.