CI

Senepol prepara ações para FEICORTE 2011

A ABCB Senepol apresentará ao público os resultados que a raça vem alcançando


Participando pelo oitavo ano consecutivo da maior feira indoor de pecuária do mundo, a ABCB Senepol apresentará ao público os resultados que a raça vem alcançando

Dos dias 13 a 17 de junho de 2011, São Paulo receberá a 17ª Feicorte, um evento tradicional e moderno que reúne os principais elos da cadeia da pecuária de corte do Brasil. Aproveitando esta ocasião favorável, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol estará expondo 92 animais durante provenientes de 14 criatórios. Além disto, contará também com a participação de 10 touros de Centrais, potencializando a visibilidade da raça enquanto ferramenta para o cruzamento industrial, tanto a campo como pela inseminação artificial.


A Associação Senepol prepara, para este ano, um estande maior, localizado bem na entrada do pavilhão principal, um local privilegiado e que convida o visitante a conhecer os projetos da raça. Nos primeiros dias da feira, o foco da Associação será no relacionamento, sobretudo com empresas ali presentes. “Nosso objetivo será fortalecer nosso relacionamento com o mercado, buscar novos parceiros visando somar em ações que, geram novos negócios para a raça”, complementa Carlos Junior, Coordenador de Marketing da ABCB Senepol.

No dia 15 de junho, as 20h, a Associação Senepol receberá o Prêmio The Best da Revista AG. “A raça Senepol será premiada por seu comprometimento com o melhoramento genético e pelos índices de crescimentos apresentados nos últimos anos”, ressalta Ricardo Carneiro, presidente da ABCB Senepol.“Conseguimos posicionar o Brasil em um patamar de referência genética da raça Senepol mundial e continuamos trabalhando para que o Senepol se torne a ferramenta essencial para o cruzamento industrial a campo e posicione nosso país não apenas como produtor de carne mas, também, como o país que produz mais, melhor e com qualidade de ponta a ponta”, ressalta

No dia 16, haverá uma programação intensa iniciando pela manhã uma reunião interna com criadores, para discutir assuntos e projetos da associação, como por exemplo, apresentar a primeira etapa do Projeto Raça, que reunirá informações de campo com depoimentos de quem utiliza, reutiliza e indica touros e/ou sêmen Senepol para programas de cruzamento em diferentes Estados e condições de manejo. Ainda no dia 16, a raça Senepol será a anfitriã no Projeto “Espaço Carne”, com apresentação de carcaça e degustação de carne, que potencializarão os projetos que a raça vem desenvolvendo para a cadeia produtiva da carne.
Para encerrar agenda, no dia 17, a ABCB Senepol apoiará a realização do Leilão Genética Parceiros do Senepol 2011, que será realizado no Tatersal 2 às 20h e coordenado pela Nova Leilões.

Maior maciez no Cruzamento

Somando 11 anos no Brasil e com crescentes índices positivos, a raça Senepol vem apresentando ganhos de participação no mercado, como no crescimento do rebanho, sócios, venda de sêmen, médias em leilões, número de touros em centrais, entre outros índices que afirmam muito mais que uma novo modismo na pecuária, mas ao contrário, ser uma raça forte, que cresceu com bases firmes, em cima de índices zootécnicos comprovados, conquistando a confiança e a credibilidade do pecuarista e da cadeia produtiva como todo.


Para potencializar as informações acima, a Embrapa São Carlos (SP) publicou recentemente em um de seus ‘Comunicados Técnicos’ os resultados de uma pesquisa sobre o ‘processo agroindustrial e maturação da carne bovina’. Para este estudo, foram utilizados animais do cruzamento Angus x Nelore e Senepol x Nelore, avaliando cada processo do 1º ao 28º dias de maturação, abordando características sensoriais (maciez, sabor, suculência e cor), aliado às boas práticas de fabricação como importantes ferramentas que podem ser utilizadas pelos produtores e pelos comerciantes para promover a segurança alimentar e satisfazer as preferências do consumidor. A conclusão final publicada pela Embrapa foi que, ao final de 28 dias de maturação, as análises de qualidade demonstraram não haver diferença entre os grupos genéticos; porém em relação à qualidade sensorial, o grupo genético Senepol x Nelore apresentou maior maciez se comparada ao grupo genético Angus x Nelore.

“O pecuarista de hoje não tem mais tempo para fazer testes, para fazer experiências, e se apóiam na confiabilidade de Entidades como a Embrapa, que fazem isto com uma competência indiscutível. A fazenda tem que ser considerada como empresa, criação precisa dar lucro, a conta precisa fechar no azul, não há mais espaço para amadorismo. Neste cenário trabalhamos a raça Senepol, como ferramenta de produção no cruzamento industrial, como evolução genética do rebanho nacional, produzindo carne de qualidade’, afirmou Ricardo Carneiro, Presidente da ABCB Senepol.

Mais informações sobre a raça Senepol podem ser obtidas através do site www.senepol.org.br ou twitter oficial da Associação: @abcb_senepol

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.