Sensação térmica acima dos 40°C no Centro-Oeste
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Sensação térmica acima dos 40°C no Centro-Oeste

Abafamento antecede chegada de frente fria
Por: -Aline Merladete

A terça-feira (28/03) terá um aumento nas temperaturas no centro-sul do país. Algumas áreas no oeste do território nacional terão sensação térmica acima dos 40°C. Isso ocorre devido à elevada temperatura e aos elevados índices de umidade do ar. 

A terça-feira (28/03) terá um aumento nas temperaturas no centro-sul do país. Algumas áreas no oeste do território nacional terão sensação térmica acima dos 40°C. Isso ocorre devido à elevada temperatura e aos elevados índices de umidade do ar. 

Parte dessa condição é o prenúncio do avanço de uma nova frente fria, que está em formação sobre o Uruguai. 

Além disso, a presença de uma área de baixa pressão na costa da região sudeste mantém as condições de chuvas em alguns pontos do leste da região.

Entretanto, um outro grande destaque da terça-feira será as elevadas condições de chuvas intensas e volumosas na faixa norte entre a região nordeste e norte do país. Essas instabilidades são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os volumes poderão superar a marca dos 50 mm no decorrer do dia. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As condições de chuvas seguem elevadas em praticamente todos os estados da região. A exceção dessa condição será o extremo norte de RR onde o tempo segue mais seco. Por outro lado, nas grandes regiões de Furos de Breves - PA, Porto Nacional - TO, Purus - AM, e Macapá - AP, os volumes podem superar a marca dos 50 mm no decorrer do dia. Apesar disso, as instabilidades serão mais irregulares sobre o AC e RO. 

Região Nordeste

As instabilidades ganham corpo sobre a faixa norte da região, com possibilidade da formação de temporais. O sistema que garante essas condições é a Zona de Convergência Intertropical, que nesta época do ano fica mais ativa sobre a região. As chuvas poderão superar a marca dos 60 mm pontualmente ao norte do PI e norte do MA. Em algumas localidades no ao norte do CE, as chuvas também serão expressivas gerando volumes acima dos 30 mm no decorrer do dia. Por outro lado, o tempo seco predomina o sul do PI, oeste de PE e grande parte do interior e oeste da BA. 

Região Centro-Oeste

O destaque da região será o forte calor no oeste do MS e sul do MT. Com as temperaturas elevadas e os altos índices de umidade do ar, a sensação térmica pode passar dos 40°C nos horários mais críticos, especialmente na grande região do Pantanal. O tempo fica firme na metade sul do MS e leste do GO. As chuvas podem ocorrer nas áreas de divisa ao norte do MS, sul do GO e sul do MT, mas na forma de pancadas isoladas e com baixos volumes ao longo do período. Já sobre o MT, do centro ao norte do estado, as chuvas ficam bem distribuídas e os maiores volumes ocorrem na grande região de Alta Floresta, superando os 30 mm na média das projeções.

Região Sudeste

As instabilidades provocadas por uma região de baixa pressão na costa do sudeste, mantém a condição de chuvas sobre o leste da região. A intensidade dessas chuvas é menor do que as registradas nos dias anteriores e vai manter o tempo mais fechado sobre o Vale do Paraíba, RJ e sul de MG. Podem surgir algumas pancadas isoladas sobre o centro do estado paulista, Vale do Ribeira e sobre o ES, entretanto, serão chuvas mais passageiras. As temperaturas ficam elevadas no norte de MG e oeste de SP, com termômetros que poderão se aproximar dos 35°C.

Região Sul

A formação de uma frente fria vai elevar as condições de temporais sobre a metade sul da região. Além disso, há um forte suporte de ar quente e úmido vindo da região norte que irá provocar um aumento nas temperaturas e uma maior condição para a formação dos temporais sobre o sul do RS. Os volumes previstos nas projeções são baixos, mas a intensidade poderá ser elevada, sendo na forma de tempestades acompanhadas de raios, vendavais e queda de granizo isolado. Também pode chover sobre o litoral do PR e Vale do Itajaí, contudo serão chuvas fracas e passageiras. Nas demais regiões haverá um aumento no calor e manutenção do tempo firme. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.