CI

Sergipe busca superar índice de imunização de 2010

Ações educativas em escolas localizadas na zona rural, palestras e cursos de capacitação alertam sobre a importância da campanha


Mais de um milhão de bovinos e bubalinos devem ser vacinados até o dia 31 de maio em Sergipe, estado que detém o status de livre de febre aftosa com vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desde 2001. A campanha de vacinação contra a doença tem como objetivo abranger 34,3 mil propriedades.


Segundo o chefe do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (Sifisa), da Superintendência Federal de Agricultura do Acre, Eduardo Luiz Silva Costa, a meta é ultrapassar o índice de cobertura vacinal do ano passado – 95% nas duas etapas – e imunizar 100% do rebanho. Para tanto, estão sendo feitos reforços em regiões consideradas de maior risco para a entrada da enfermidade.

“Esforços têm sido realizados no monitoramento do trânsito de animais suscetíveis na fronteira com o estado de Alagoas, com classificação de risco médio e ainda não reconhecido como área livre”, destaca.

Outra medida adotada é a realização de ações educativas para alertar a população sobre a importância da vacinação. O ministério tem organizado atividades nas escolas de ensino fundamental e médio localizadas no meio rural, além de palestras e cursos para capacitação de vacinadores.


Os pecuaristas terão 10 dias após o encerramento da campanha – dia 31 de maio – para entregar a declaração da vacina junto às 22 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) ou nos 43 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs). A segunda fase da imunização ocorrerá a partir do dia 1º de novembro, quando todo rebanho será protegido novamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.