CI

Sergipe cria central de cooperativas agropecuárias

A proposta vai fortalecer a participação da Agricultura Familiar no mercado


Com o objetivo de fortalecer as entidades participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e garantir às associações o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi inaugurado, nesta semana, a Central Estadual de Cooperativas de Sergipe. A proposta visa unificar as ações para o desenvolvimento das práticas cooperativistas na agropecuária do estado.

Os produtores rurais sergipanos pleiteavam a criação da Central há cerca de três anos. "Pretendemos, agora, organizar e fortalecer nossas ações e garantir às cooperativas singulares a facilitação no processo de logística e assessoria", explica o coordenador da Central, José Joelito Santos. A ideia, segundo ele, é criar instrumentos que facilitem a operacionalização e gestão das Cooperativas associadas junto aos agentes públicos.

Para a superintendente da Conab na Bahia e Sergipe, Rose Pondé, a proposta vai fortalecer a participação da Agricultura Familiar no mercado institucional. "Das treze associações pertencentes à Central, seis participam do PAA e já foram apresentadas à Secretaria de Educação para ingresso no PNAE. As outras sete receberam orientações sobre o PAA e reconheceram a Central como facilitadora no processo ao programa desenvolvido pela Conab", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.