CI

Sergipe ganha projeto piloto em suinocultura

Prevista para este ano, iniciativa vai trabalhar na criação, indústria e varejo


Prevista para este ano, iniciativa vai trabalhar na criação, indústria e varejo

Aracaju – O Sebrae em Sergipe e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) negociam a instalação do Projeto Nacional da Suinocultura no estado. O programa é baseado na capacitação de produtores e indústrias e em campanhas para o varejo. O projeto busca sensibilizar consumidores e formadores de opinião com palestras nas escolas de gastronomia, nutrição e medicina.


“Queremos iniciar com uma ação piloto este ano. Depois, o projeto será trienal, desenvolvido no período de 2013 a 2015”, explica Fabiano Coser, diretor-executivo da ABCS. Segundo ele, a meta é trabalhar a indústria, o varejo e a produção. O piloto atuará inicialmente com os 26 criadores ligados à Cooperativa de Suinocultores de Sergipe.

Para o presidente da cooperativa, José Evairton Andrade, a ação é bem-vinda. “O projeto nacional tem metodologia especial, com foco na sensibilização e estímulo ao consumo da carne de suínos, beneficiando todos os elos da cadeia produtiva”, declara.

O direto-técnico do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral, enfatiza que é preciso inserir a cadeia produtiva local dentro do projeto de suinocultura nacional. “Dessa forma a iniciativa terá mais força, mais verbas e, consequentemente, mais ações em prol dos criadores”, assinala.


O Projeto de Suinocultura Nacional teve início em 2009 e abrangia sete estados. Hoje são nove. “Trata-se de um projeto estruturado, no qual a cadeia da suinocultura é trabalhada de forma interligada, envolvendo produção, indústria e comercialização. O Sebrae entra com capacitação, gestão e articulação”, explica o consultor João Fernando, gestor da carteira de suinocultura do Sebrae Nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.