Sesi-RS promove torneio de robótica e debates sobre educação e tecnologias

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia nossos Termos de Uso e Termos de Privacidade. Ao clicar em Aceitar & Fechar, você consente com a utilização de cookies.


CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Sesi-RS promove torneio de robótica e debates sobre educação e tecnologias

Evento on-line gratuito ocorre na sexta e no sábado
Por:

Referência em aliar educação e tecnologia, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promoverá, na sexta-feira (7) e sábado (8), a etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League, que reunirá, de forma on-line, 21 equipes de estudantes com idades entre nove e 16 anos. Em paralelo, será realizada a primeira edição do Sesi-RS - Educar para Conectar, com debates sobre os avanços tecnológicos e sua importância nas práticas educacionais por meio dos pontos de vista de gestores e especialistas.

A programação tem início às 8h30min de sexta-feira e pode ser acompanhada livremente pelo link: https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg.

A realização da etapa estadual do torneio (mais detalhes abaixo) é algo já tradicional para o Sesi-RS, que contempla a robótica e o pensamento computacional no currículo de suas cinco escolas de Ensino Médio no Rio Grande do Sul: Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo. "O Torneio de Robótica desafia os jovens e as crianças a resolverem problemas do mundo real. É uma forma de aprender mais sobre ciência, brincando e se divertindo. Nossa intenção é estimular a pesquisa e o conhecimento, a fim de criar habilidades para solucionar questões do nosso dia a dia", explica o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Além do torneio, na sexta-feira serão realizados debates com especialistas em tecnologias na educação, professores e gestores sobre os impactos da robótica e do pensamento computacional nas escolas e no mundo do trabalho, os desafios da era digital para crianças e adolescentes e a formação dos educadores para atuar com as novas tecnologias. “A experiência das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS mostra que é possível trabalhar as tecnologias como aliadas no processo de aprendizagem, que tem os professores como mediadores dessa interação. Esse evento é mais uma iniciativa no sentido de socializar essas práticas exitosas e contribuir na formação de professores de outras redes de ensino”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.

Esse é o espírito: o torneio em si tem a intenção de reunir as equipes (desta vez, de forma on-line, para respeitar os protocolos de distanciamento devido à Covid-19) para troca de experiências e conhecimento. Algo semelhante ao aplicado pelo Sesi-RS no relacionamento com prefeituras gaúchas para a formação de professores.

O Torneio de Robótica First Lego League é uma competição internacional que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos estudantes, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

SERVIÇO

> Sesi-RS - Educar para Conectar

> Quando: sexta-feira (7 de maio), das 8h30min às 18h, e sábado (8), das 9h às 11h30min, quando ocorre a cerimônia de premiação do torneio de robótica.

> Formato: evento on-line gratuito.

 > Como assistir: acesse https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg

Sobre o torneio de robótica:

> Etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Sesi-RS.

> 21 equipes participantes, entre escolas públicas, privadas e equipes de garagem (sem vinculação a uma instituição de ensino).

> Estudantes entre nove e 16 anos de idade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink