Setor agrícola registra maior diminuição do tempo de trabalho

Agronegócio

Setor agrícola registra maior diminuição do tempo de trabalho

O setor agrícola é o que teve a maior diminuição no tempo de trabalho: 26,3% em 2007
Por:
340 acessos

O setor agrícola é o que teve a maior diminuição no tempo de trabalho: 26,3% em 2007, na comparação com 1988 – quando entrou em vigor a Constituição Federal, baixando de 48 para 44 horas semanais a jornada de trabalho oficial. A constatação faz parte do estudo Carga Horária de Trabalho: Evolução e Principais Mudanças no Brasil, divulgado hoje (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Este setor passou por transformações muito importantes desde o final dos anos 1980. Por um lado, a modernização, com a introdução de novas técnicas e equipamentos, que permitiram uma redução drástica das jornadas muito elevadas que o setor tinha. E de outro, as inovações significativas das políticas sociais”, explicou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Segundo ele, mais de seis milhões de trabalhadores idosos puderam se aposentar, cobertos pela política de transferência de renda promovida pelo governo federal. “Além disso houve também uma política de redução do trabalho infantil, e este era um setor que ocupava muitas crianças”, disse.

“Isso tudo permitiu uma redução muito drástica, mas é bom lembrar que avanços tecnológicos ocorreram no setor, e, por meio da mecanização e da química, pôde-se obter ganhos significativos de produtividade, principalmente para as culturas voltadas à exportação”, completou Pochmann.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink