CI

Setor avícola quer fechar o ano com vendas 5% maiores

No primeiro semestre do ano, a China foi destino de menos de 1% dos embarques nacionais, que somaram 1,7 milhão de t


Os resultados obtidos pelo setor avícola brasileiro e paranaense no primeiro mês de “legalidade” no mercado chinês são bons, mas ainda são tímidos quando comparados ao volume total de carne de frango que é exportado pelo país. No primeiro semestre do ano, a China foi destino de menos de 1% dos embarques nacionais, que somaram 1,7 milhão de toneladas.

O Paraná participou com 26%, ou 441,6 mil t. O desempenho garantiu ao estado a liderança no ranking brasileiro de vendas externas do setor. “A exportação faz parte do nosso dia a dia. Anualmente, pelo menos um 1/4 da produção estadual vai para os portos”, relata o presidente do Sindiavipar, Do­­mingos Martins. O estado exportou 5% menos nos primeiros seis meses de 2009. Mas, segundo o sindicato, deve tirar o atraso no segundo semestre, inverter a tendência e fechar o ano com resultado 5% superior ao de 2008, quando exportou 915,4 mil t de carne de frango.

Desempenho similar é esperado pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef). O setor passou por dificuldades no último trimestre de 2008. O início da crise financeira internacional, em setembro, levou alguns países a cancelar negócios feitos com o Brasil. Diante da queda nos embarques e do consequente recuo dos preços, o setor orquestrou uma redução ordenada do plantel, e diminuiu em 15% o volume produzido. Ajustada à nova realidade, a avicultura brasileira retomou o crescimento e espera encerrar o ano com incremento de 5% na comercialização externa. No ano passado, o país exportou 3,5 milhões de toneladas de carne. Foi o melhor desempenho da história do setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.