CI

Setor cooperativista discute armazenagem durante reunião da Câmara Temática

Secretário reforça que governo trabalha em programa que valoriza ação da iniciativa privada


Secretário reforça que governo trabalha em programa que valoriza ação da iniciativa privada

A Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário reuniu, nesta segunda-feira (13), representantes do setor agropecuário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para tratar questões relacionadas ao cooperativismo e ao associativismo rural.


Na pauta, assuntos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e armazenagem. Na opinião do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, os temas são importantes para fortalecer o mercado rural brasileiro. “Precisamos discutir estratégias para levar até a comunidade os diversos programas governamentais. É importante nos aproximarmos das cooperativas para fortalecimento do setor”, salientou.

O CAR é um cadastro eletrônico que permite a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais. Essa ferramenta intensifica o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas. O produtor rural que se cadastrar no CAR poderá obter licenças ambientais com maior facilidade.

Já o PAA pretende fortalecer a agricultura familiar por meio de ações governamentais, como a comercialização de alimentos, produzidos por agricultores familiares e assentados da reforma agrária, a preços compatíveis aos dos mercados regionais.

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo, padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir, aos consumidores, a segurança alimentar. Durante a reunião, também foram tratados temas como armazenagem.


Segundo Caio Rocha, o Mapa tem unido esforços ao demais órgãos do Governo Federal. “O governo está trabalhando em um programa de armazenagem que valorize a ação da iniciativa privada e seu desenvolvimento. Estamos fazendo armazéns estratégicos para melhor atender a área de abastecimento”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.