CI

Setor da suinocultura deve enfrentar grandes desafios em 2003


Suinocultores e grandes empresas de suínos e aves das regiões Sul e Sudeste demonstram preocupação com a comercialização do milho e da soja em 2003. Embora as duas culturas sinalizem melhor nível de oferta neste ano, a expectativa é que os produtores de grãos negociem gradativamente, com o objetivo de sustentar os preços no decorrer de todo o ano. Com os preços elevados do milho e farelo de soja e cotações relativamente pequenas do suíno em 2002, alguns produtores tradicionais e independentes, bem como pequenas e médias indústrias, já abandonaram ou podem vir a deixar a atividade. Como conseqüência, ocorre o aumento da concentração do mercado nas mãos de grandes empresas, podendo significar prejuízos para os consumidores.

Percebe-se que, no mercado interno, os agentes têm a difícil tarefa de alcançar um equilíbrio sustentável entre a rentabilidade do produtor de milho e do suinocultor, sem que um desestimule a atividade do outro. No âmbito externo, a ampliação das exportações e a conquista de novos mercados para a carne suína, em tempos de economia mundial desaquecida, são os desafios do setor suinícola para 2003.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.