Setor de celulose e papel retoma investimentos
CI
Agronegócio

Setor de celulose e papel retoma investimentos

Do total das empresas entrevistadas, 92,3% delas ampliaram os investimentos em 2010
Por: -Silvano

Sondagem Setorial realizada pela ABTCP mostra que 92,3% das empresas entrevistadas ampliaram investimentos em 2010

Com o objetivo de contribuir para o entendimento do cenário atual do mercado de celulose e papel, a ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel realizou uma sondagem junto a 26 empresas associadas, que representam um universo de 53 companhias, e entre as quais se incluem as maiores e mais representativas do setor. O resultado do levantamento, divulgado hoje (04/10), na abertura do ABTCP-TAPPI 2010 – 43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, confirma que as perspectivas positivas de mercado estão estimulando a retomada dos investimentos nos diversos segmentos da cadeia produtiva. Do total das empresas entrevistadas, 92,3% delas ampliaram os investimentos em 2010.

“A Sondagem Setorial confirma o processo de recuperação e crescimento da indústria de celulose e papel e fornece uma base consistente para preparar a visão de futuro e de sustentabilidade do setor, apontando para as áreas e atividades que receberão investimentos nos próximos anos”, destaca Lairton Leonardi, presidente da ABTCP.

Dos investimentos realizados em 2010 e que apontam a tendência para 2020, 37,28% destinam-se à aquisição de ativos florestais; 23,87% à expansão da capacidade e ampliação da planta; 15,4% serão investidos em tecnologia; 5,13%, em automação industrial; 2,93%, em pesquisa e desenvolvimento, e 15,32%, para outras áreas.

Os segmentos que receberão investimentos até 2012 – e que também sinalizam as intenções para 2020, são celulose, com 25% dos recursos; papel embalagem, com 28,13%; papel tissue, com 12,5%; papel off-set, com 9,38% e outros setores (25%).

Um dos aspectos que se destacam na Sondagem Setorial da ABTCP é que empresas de todos os portes, tanto de celulose quanto de papel, estão investindo. “A sondagem mostra uma dinâmica muito positiva na qual o crescimento e o investimento não depende apenas das grandes empresas. Todas elas estão nessa direção, investindo em ampliação da atividade, tecnologia, melhorias e sustentabilidade”, destaca Leonardi.

Das companhias entrevistadas, 18,92% são do setor de celulose; 27,03%, de papel embalagem; 13,51%, de papel tissue; 13,5% de papel off-set e 27% de outros segmentos.

A ênfase na sustentabilidade da atividade é outro destaque da sondagem. Das empresas entrevistadas, 15,28% estão investindo em projetos e programas socioambientais; 15,28% em tratamento de efluentes; 8,33% na obtenção de certificações de qualidade e de sustentabilidade como o selo FSC (Forest Stewardship Council – FSC), e 6,94% em avanço tecnológico.

O investimento em inovações também será uma tônica nos planos das empresas até 2015. Segundo a Sondagem Setorial da ABTCP, há inovações previstas em produtos, embalagens, processos, serviços de assistência técnica, energia limpa e processos sustentáveis.

ABTCP-TAPPI 2010
43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Onde: Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica)
Quando: 4 a 6 de outubro
Congresso – das 8h50 às 17h30
Exposição – das 13h às 20h
Seminário Internacional sobre Biorrefinaria
Quando: 6 de outubro – das 10h às 16h

Mais informações no site: http://www.abtcp-tappi2010.org.br/

As informações são da assessoria de imprensa da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink