CI

Setor de citros atualiza lista de agroquímicos

Mudanças na grade de agroquímicos autorizados no sistema de Produção Integrada dos Citros do Mapa


Foi divulgada no último dia 3 de Dezembro uma nova atualização da Lista PIC, que é a grade de agroquímicos autorizados no sistema de Produção Integrada dos Citros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De acordo com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), a nova versão da lista PIC traz ainda a inclusão de nove marcas comerciais.

As principais mudanças são as exclusões das moléculas cipermetrina e beta-cipermetrina. A retirada ocorreu devido à inexistência de registro e limite máximo de resíduo (LMR) estabelecido nos Estados Unidos. Também foram removidos da Lista PIC os adjuvantes, visto que agora esses insumos não são mais classificados como agroquímicos pelo MAPA desde o Ato número 104, publicado pelo Ministério em novembro de 2017, e portanto não há mais necessidade de autorização para o seu uso.

Segundo o Fundecitrus, a Lista PIC foi criada para “ajudar o citricultor a se adequar às boas práticas agrícolas e usar apenas produtos autorizados na defesa do pomar. Um comitê formado por institutos de pesquisa, consultores e indústrias produtoras de suco formula e coloca à disposição do produtor uma grade de ingredientes ativos de inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas autorizados para uso dentro do programa de Produção Integrada dos Citros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

“Esta grade é atualizada periodicamente de acordo com a política de registros de moléculas no Brasil e com as exigências dos mercados consumidores de produtos derivados de citros brasileiros. A grade é elaborada com a anuência do MAPA, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef)”, conclui o Fundecitrus.

Participantes do comitê:

- Fundecitrus
- APTA Regional - Colina
- Centro APTA Citros “Sylvio Moreira”
- Citrosuco
- Coopercitrus
- Cutrale
- Estação Experimental de Bebedouro
- Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
- GCONCI - Grupo de Consultores em Citros
- GTACC - Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus
- Gravena Ltda
- Louis Dreyfus Commodities

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.