CI

Setor de graxarias debate responsabilidade ambiental

Setor atua de maneira sustentável ao realizar a coleta seletiva e reciclagem de matérias-primas


Na próxima semana, dia 24 de novembro, o Sincobesp - Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal promove, em São Paulo, o Fórum de Responsabilidade Ambiental, com o intuito de debater o papel fundamental exercido pelo setor de graxarias para a preservação da natureza e as soluções encontradas por empresas do segmento para atender as rígidas normas ambientais e sanitárias, entre as quais se incluem as emissões de odores, resíduos sólidos e particulados, transporte de subprodutos, uso racional de energia e água. Para participar, o interessado pode realizar sua inscrição gratuitamente pelo site www.sincobesp.com.br ou pelo telefone (11) 3256-9173. As vagas são limitadas.

“Nosso objetivo é que os fabricantes independentes de ingredientes de origem animal tenham um posicionamento, cada vez mais, relevante em prol da meio-ambiente e, também, do bem-estar social da população, por isso estamos organizando esse evento com a expectativa de apresentar ao mercado novas soluções sustentáveis”, explica Valdirene Paes, assessora jurídica do Sincobesp. “Além disso, será uma ótima oportunidade para a troca de informações entre a cadeia produtiva e o órgão fiscalizador”, acrescenta.

O setor de graxarias atua de maneira sustentável ao realizar a coleta seletiva e reciclagem de matérias-primas vindas de frigoríficos, supermercados e casas de carne, transformando-as em um novo produto: as farinhas e óleos, que serão consumidos pelo mercado de rações animais, pela indústria de cosméticos e pela área de bioenergia. Por conta desse trabalho previne-se que haja a proliferação de um número maior de doenças, ratos e baratas, o aumento no número de resíduos levados aos aterros sanitários, a contaminação de lençóis freáticos e a instalação de mau cheiro. Outro ponto favorável a indústria é a utilização de equipamentos automatizados e modernos que garantem a qualidade de produção, sem provocar danos à natureza.

A agenda do Fórum de Responsabilidade Social conta com a participação de profissionais especializados nas áreas técnica e jurídica, como o secretário executivo da Câmara Ambiental do Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria (CAAFG), do CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Armando Brandini, a advogada especializada em meio-ambiente Adriana Fixel e advogada e representante do Sincobesp na CAAFG, Renata Castanho.

O evento é parte integrante do projeto da entidade, em parceria com a Revista Graxaria Brasileira e associados, que visa à melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos no segmento de graxarias, por meio de treinamento e do desenvolvimento do mercado. Com início às 8h30, será realizado na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, situado à Av. Paulista, 1313 – 4º andar – auditório.

O Fórum de Responsabilidade Social é patrocinado pela Braido e Giglio e apoiado pela FIESP, CETESB e ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal.

Serviço:
Fórum de Responsabilidade Social
Data: 24 de novembro de 2010
Horário: 8h30 às 16h00
Local: Auditório FIESP – Avenida Paulista, nº 1313 – 4º andar
Informações e inscrições: www.sincobesp.combr / [email protected] / (11) 3256-9173

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.