CI

Setor de máquinas e equipamentos discute as tendências para 2011

Seminário de Planejamento Estratégico terá, como tema central, os desdobramentos pós-eleições


Seminário de Planejamento Estratégico terá, como tema central, os desdobramentos pós-eleições

Para facilitar a estruturação de um plano de ação e a montagem de estratégias de negócios para os fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, a Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da ABIMAQ, realizará no dia 20 de novembro a 10ª edição do Seminário de Planejamento Estratégico, em São Paulo.
Este ano, o evento terá como tema central “O Brasil que virá. Estamos preparados?”. O assunto será discutido pela cientista política Lourdes Sola, que terá como debatedor convidado Jorge Caldeira, o historiador e autor de “Mauá, Imperador do Império”, dentre outros conhecidos livros tratando da história brasileira.

Além de política, os empresários terão oportunidade de debater as tendências econômicas e suas influências para o agronegócio em 2011, durante a apresentação de José Roberto Mendonça de Barros, economista conceituado que atuou no governo Fernando Henrique Cardoso.

As principais exigências na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos e agropecuária de baixo carbono também estarão em discussão nos painéis do seminário. Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa, Tereza Campello, da Casa Civil, e Décio Gazzoni, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, compõem o quadro dos palestrantes.

O seminário terá ainda a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que será homenageado pelo seu trabalho no banco. Entre as ações, destaca-se o Finame-PSI, linha de crédito que assegurou parte das vendas de máquinas agrícolas em 2009, durante a crise econômica mundial.

Outra convidada especial é a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que fará uma palestra especial abordando as ações políticas em defesa dos agricultores e seu trabalho à frente da confederação que os representa.

Realizado anualmente, o seminário busca oferecer aos empresários embasamento teórico para planejar estratégias de gestão dentro de suas empresas. O Seminário de Planejamento Estratégico 2011 acontecerá no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo.

A taxa de inscrição para associados é de R$ 75 e, para não associados, de R$ 150. Grupos de quatro pessoas terão desconto adicional de 20%. Para mais informações, basta entrar em contato com a CSMIA pelo telefone (16) 3941-4114 ou pelo e-mail [email protected].

Este ano, o evento tem patrocínio ouro do banco Bradesco e patrocínio prata da John Deere. As indústrias Baldan, Colombo, Jacto, Jumil e Montana apoiam o seminário.

Aprovação dos empresários

O evento é sucesso entre os fabricantes do setor. Segundo o diretor-superintendente da KO Máquinas Agrícolas, de Jaboticabal (SP), Ronaldo Nogueira Cruz, que participou de todas as edições do evento, o seminário é de extrema importância para o planejamento nas empresas. “Conseguimos ter as informações compiladas, de fontes seguras e com um olhar especial para nosso segmento, focando a renda do agricultor e nossas vendas”, afirma.

Mário Wagner, diretor geral da Kuhn, com sede em Passo Fundo (RS), acredita que o evento é fundamental para o planejamento fiscal e para definir o posicionamento da empresa. “As informações do ano passado ajudaram a melhorar a gestão corporativa em 2010. A expectativa para este ano é grande”, diz.

Wagner também destaca a importância da realização do seminário na cidade de São Paulo. “Facilita muito o acesso para os empresários do Sul”.
Confira a programação:

08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura pelo presidente da CSMIA-ABIMAQ
08h45 - Palestra com o tema “Compromisso do Bradesco com o fortalecimento da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Brasil” (Octávio de Lazari Junior - Diretor do Departamental de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco)
09h15 – Painel I: Eleições 2010 - Análise política do Brasil pós-eleições
(Lourdes Sola - Instituto Milleniun e Polis Analytica)
Debatedor convidado: Jorge Caldeira - Mameluco Edições e Produções Culturais.
09h45 – Debate
10h15 – Coffee Break
10h45 – Painel II: Perspectivas para a Economia Mundial, o Brasil e os Agronegócios em 2011 (José Roberto Mendonça de Barros - MB Associados)
Debatedor convidado: Luiz Aubert - presidente da ABIMAQ
11h30 – Debate com
12h00 - Palestra da Senadora Kátia Abreu - presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura)
12h30 – Almoço
14h00 – Painel III: Novas Oportunidades e Exigências em Inovação, P & D no Mercado Brasileiro da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas
(Eliseu Alves - ex-presidente da EMBRAPA)
Debatedor convidado: Celso Casale - presidente da CSMIA-ABIMAQ
14h45 – Debate
15h00 – Coffee Break
15h15 – Painel IV: ABC, Agropecuária de Baixo Carbono – Ameaça ou Oportunidade para a Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas?
(Tereza Campello - Casa Civil da Presidência da República e Décio Gazzoni - Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República)
Debatedor convidado: Rodrigo Lima - ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais)
16h00 – Debate
16h15 – Painel Especial: solenidade em homenagem ao presidente do BNDES, Prof. Luciano Coutinho
17h15 – Encerramento
 
As informações são da assessoria de imprensa da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.