CI

Setor de máquinas tem recuperação

Nas vendas internas crescimento de 16,5% em agosto. Em julho o desempenho havia sido maior


Foto: Pixabay

O setor de máquinas começa a voltar ao normal. A pandemia de Covid-19 causou fechamento temporário de algumas fábricas. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em agosto os números mostraram a normalização. A receita total do setor no mês somou R$ 12,5 bilhões, crescimento interanual de 4,4%. Em linhas gerais o faturamento voltou ao mesmo patamar do ano passado mas junho e julho ainda pesam em 2020. Por isso até agosto a receita encolheu 3,4%.

Nas vendas internas crescimento de 16,5% em agosto. Em julho o desempenho havia sido maior, na casa de 27%. De janeiro a agosto a comercialização interna soma alta de 0,7%. Segundo a Abimaq “o setor de máquinas caminha para uma estabilidade e poderá retomar os investimentos em 2021”, diz o boletim.

Na exportação o desempenho não é positivo. Agosto teve queda pelo sexto mês consecutivo. Em dólar as exportações retraíram 37,7%. Em julho a queda foi na casa dos 33% e em junho de 35%. De janeiro a agosto a queda em receita é de 28,3%. As máquinas para agricultura foi o único segmento que teve alta no ano, com 0,6%. O principal cliente das compras de máquinas brasileiras, os Estados Unidos, reduziram em 33%.

Na importação houve queda de 46,2%, completando a quinta retração consecutiva. No ano encolhimento de 6,4%. Entre os motivos a paralisação de indústrias brasileiras e o menor volume de compras.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.