CI

Setor de papel e celulose investe na capacitação de jovens

A previsão é de nos próximos cinco anos, aproximadamente 500 jovens sejam formados


A previsão é de nos próximos cinco anos, Suzano Papel e Celulose, Conpacel e International Paper formem aproximadamente 500 jovens entre 16 e 18 anos, por meio do projeto social Formare

O cenário favorável do setor de papel e celulose, marcado por forte demanda, segue aquecido impulsionado, principalmente, pelo mercado chinês que, em 2009, comprou 2,8 milhões de toneladas de celulose. Por isso, empresas como Suzano Papel e Celulose, nas suas unidades em Mucuri (BA), Suzano (SP) e Embu (SP), Conpacel, em Americana (SP) e International Paper, em Mogi Guaçu (SP) estão investindo na capacitação de mão-de-obra por meio do Formare, projeto social de educação profissional para jovens de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe.

As perspectivas do setor permanecem otimistas, conforme aponta levantamento recente da Bracelpa – Associação Brasileira de Celulose e Papel. De janeiro a abril, os dados mostram crescimento de 40% na receita de exportações do setor, fortemente impulsionadas pelas compras de celulose da China, que respondem por 26% desse total. Ainda de acordo com a Associação, é um setor que gera mais de 110 mil postos de trabalho diretos. Dentre eles, 67 mil em indústrias e 47 mil para áreas florestais das empresas.

Por meio do Formare, as empresas têm a oportunidade de preparar adolescentes para o mercado de trabalho e, caso seja de seu interesse, contratar os próprios alunos que participaram do projeto. “Atualmente, cerca de 80% dos oito mil jovens que fizeram parte do Formare estão empregados, sendo que muitos deles nas próprias empresas em que estudaram”, diz Beth Callia, coordenadora geral do Projeto Formare. A previsão é de nos próximos cinco anos, Suzano Papel e Celulose, International Paper e Conpacel formem aproximadamente 500 jovens entre 16 e 18 anos.

Para Carlos Alberto Griner, diretor executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose, um dos diferencias o projeto é a possibilidade de exercer o voluntariado. “A participação dos colaboradores como educadores voluntários influencia diretamente no clima organizacional. Ao atuarem no Projeto Formare todos estão envolvidos em prol de uma única causa: ajudar na formação dos jovens. Temos diversos educadores em nossas plantas”, afirma Griner.

Segundo o gerente geral de Relações Institucionais da International Paper e diretor do Instituto IP, Luís Fernando Madella, a Escola Formare oferece um círculo virtuoso e alinhado com a proposta do Instituto International Paper que é o de transformar a vida das pessoas. “O crescimento desses jovens e suas famílias reflete positivamente em nossos profissionais que se engajaram no projeto e atuam como professores voluntários”, afirma Madella.

Outro ponto forte do projeto, que o torna tão sinérgico entre as empresas parceiras e a Fundação Iochpe, é o material pedagógico. Desenvolvido especificamente para atender a demanda do mercado de papel e celulose, ele traz conceitos e procedimentos afinados com as exigências e expectativas do setor. Os cursos oferecidos têm duração de um ano, com carga horária mínima de 800 horas/aula. Ao término, os alunos recebem um certificado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição federal de ensino vinculada ao MEC – Ministério da Educação, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.