CI

Setor ganha 900 empreendedores rurais em Santa Catarina

Aproximadamente 900 produtores e filhos de famílias rurais concluíram o Programa Empreendedor Rural no Estado de Santa Catarina


Aproximadamente 900 produtores e filhos de famílias rurais concluíram o Programa Empreendedor Rural no Estado de Santa Catarina. O Programa é oferecido pelo Sistema CNA/SENAR e contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC. "Pretendemos ampliar o Programa Empreendedor Rural em 2011. O programa tem efeitos em várias áreas, combate o esvaziamento dos campos e aumenta a rentabilidade da propriedade rural. Sempre fico impressionado com a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos formados pelo curso.", disse, na solenidade de formatura, o Presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo.

Os produtores rurais de Santa Catarina concluíram o Programa Empreendedor Rural formado em 43 turmas dos municípios de Cunha Porã, Ipumirim, São Joaquim, Abdon Batista, Araranguá, Chapecó, Ituporanga, São José do Cerrito, Catanduvas, Vargem, Joinville, Campo Erê, Alfredo Wagner, Videira, Capinzal, Mafra, Iporã do Oeste, São Carlos, Urupema, Bela Vista do Toldo, Água Doce, Bom Retiro, Arabutã, Ipira, Ituporanga, Orleans, Vargem Bonita, Palmitos, São Domingos, Presidente Castelo Branco, Cunhataí, São José do Cedro, Xavantina, Salete, Brunópolis, Santa Terezinha, São Miguel do Oeste, Major Vieira, Santa Rosa do Sul e Vitor Meirelles.

Antes da formatura, os estudantes apresentaram os projetos para a melhoria das atividades dos estabelecimentos rurais desenvolvidos durante a realização do curso/programa. Esses programas serão aplicados nas propriedades pelos respectivos alunos-empreendedores.

Histórias de quem participou

A família rural capitalizou conhecimentos. Um dos mais jovens alunos do programa foi Henrique Cortellini, 16 anos, de Ponte Serrada. Ele mora e trabalha com os pais e um irmão na propriedade rural de 110 hectares, onde produz milho e soja, cria bovinos e mantém aviário de frango industrial de corte. “Melhoramos as atividades existentes e criamos novas formas de exploração econômica da propriedade”, relata.

João Norberto Carvalho do Prado, 47 anos, de Bela Vista do Toldo, transformou em renda o que aprendeu no curso. “Formei uma nova visão das coisas”, diz. Com a esposa e três filhos, produz fumo, feijão, milho e leite.

PROGRAMA EMPREENDEDOR RURAL

O Programa Empreendedor Rural (PER) é oferecido gratuitamente pelo SENAR em diversos Estados do país e seus objetivos são desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio brasileiro. Com duração de 136 horas, o PER busca aumentar a renda líquida dos produtores, além de elevar a qualidade de vida da população no meio rural. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 18 anos, segundo grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a criar um espírito empreendedor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.