CI

Setor pecuário mato-grossense investe na sustentabilidade

A manutenção da sustentabilidade da produção da carne é uma das metas para este ano


A manutenção da sustentabilidade da produção da carne mato-grossense é uma das metas traçadas pelo setor para este ano. Apesar dos problemas registrados nos últimos 2 anos, principalmente no que se refere às dívidas dos frigoríficos, o segmento espera boas relações com os demais elos da cadeia: varejo e atacado. Os produtores comemoram a alta nos preços da arroba e a manutenção dos custos de produção, o que resultou em melhor rentabilidades para o pecuarista.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, empossado nesta terça-feira (18) ressalta que as expectativas são melhores que as de 2009. Conforme ele, o problema dos frigoríficos deve ser resolvido de forma tranquila.

O superintendente da entidade, Luciano Vacari, acrescenta que as exportações mostram tendências de alta e que o consumo interno continua acelerado. "São perspectivas positivas para 2011". No entanto, ele destaca que a manutenção dos preços dependerá do desempenho do mercado e do comportamento do câmbio. "Neste momento, o Estado tem todas as condições para continuar oferecendo os produtos ao mercado externo".

Diretoria - A cerimônia de posse da nova diretoria da Acrimat ocorreu no Centro de Eventos da Acrimat. A entidade representa cerca de 35 mil proprietários rurais detentores do maior rebanho bovino do país com cerca de 28 milhões de cabeças.

Em seu discurso de posse, Bernardes cobrou do governo estadual maior agilidade nos processos de concessão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Licença Ambiental Única (LAU). Conforme ele, sem esses documentos o produtor não pode fazer financiamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.