CI

Setor rural capacita mão de obra

Aproximadamente 45 mil trabalhadores do segmento rural de MT deverão ser qualificados neste ano


Aproximadamente 45 mil trabalhadores do segmento rural de Mato Grosso deverão ser qualificados neste ano. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece 114 cursos para o setor. A procura pela capacitação e profissionalização tem aumentado nos últimos anos, analisa o superintendente da entidade, Tiago Mattosinho. "Temos uma expectativa de superar esses números beneficiando ainda mais trabalhadores até o final deste ano".

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o desenvolvimento do agronegócio irá proporcionar oportunidade para o trabalhador do campo, afim de ocupar novos postos trabalho e investir em novos empreendimentos."É essa condição que o conhecimento proporcionará, gerando perspectiva de crescimento profissional e acima de tudo o bem-estar da família".

O pequeno produtor no município de Juruena-MT (910 km de Cuiabá), Jurandir Inácio de Freitas, sabe bem a importância da capacitação. Desde que iniciou sua participação, em 2009, nos treinamentos oferecidos pelo Senar na regional investiu em seu próprio negócio. Com o conhecimento adquirido no curso de transformação de embutidos e defumados, a carne de suíno, que antes comercializava em média a R$ 3,00 o quilo, saltou para R$ 22,00 com a fabricação de salames. "Com a ajuda da minha esposa e meu neto, hoje estamos produzindo de 40 a 50 peças por semana e não estamos conseguindo atender a demanda".

De acordo com o gerente técnico do Senar-MT, Marciel Becker, em 2010 foram realizados 2,659 mil treinamentos em todas as regiões do estado, com a participação de 40 mil pessoas. Para este ano, 516 treinamentos já estão programados até abril, com a participação confirmada de 7,740 mil pessoas. Conforme ele, as capacitações são gratuitas. (Com Assessoria)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.