CI

Setor sucroalcooleiro movimenta economia e gera empregos


Pantanal News/Sato Comunicação

Com quatorze usinas operantes e onze em processo de implantação, o estado de Mato Grosso do Sul já virou referência em bionergia no País. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, o aumento da área colhida nas três últimas safras, foram significativos refletindo assim no setor econômico das regiões.

A safra 2006/2007 teve um total de 200 mil hectares colhidos e a de 2007/2008, 260 mil. Já a safra 2008/2009 subiu para 392 mil hectares. Um crescimento de 95% em três anos e com perspectivas de moagem de aproximadamente 33 milhões de toneladas.

Com o acréscimo na produtividade a mão de obra também aumentou. A safra 2006-2007 teve um total de 25 mil e 500 empregos gerados diretamente e 102 mil indiretos. A expectativa para a safra 2012 é de que sejam gerados 150 mil empregos diretos e 600 mil indiretos. Desses 150 mil, 60% na colheita de cana e 40% na produção, administração e usina. Segundo a assessora técnica de Bioenergia da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, Adriana Mascarenhas, “no momento em que a colheita deixará de ser manual e passará a ser mecanizada”.

“Os produtores e trabalhadores rurais precisam buscar informações técnicas e mercadológicas sobre o setor. Todos os municípios que estão recebendo essas indústrias demandam mais mão-de-obra, e esse é o momento das pessoas buscarem novas oportunidades”, avalia Adriana.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço Nacional da Indústria – SENAI, e algumas escolas técnicas oferecem cursos de qualificação profissional no setor sucroalcooleiro.

Outra forma de se manter informado é participar de congressos e palestras. Em Mato Grosso do Sul, o CANASUL 2009, vai debater a tecnologia produtiva de cana-de-açúcar no Brasil e no estado.

Congresso de Tecnologia

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, lança o Congresso de Tecnologia Produtiva da cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul – CANASUL 2009 na próxima terça-feira (21) na sede da Biosul, Rua Goiás,728.

A cerimônia terá a presença do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) e terá a participação do diretor da União da Indústria de Cana-de- Açúcar – UNICA, Eduardo Leão de Souza. O presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Álcool e Açúcar do Estado de Goiás, Andre Rocha, o presidente do Conselho do Ministério da Ciência e Tecnologia, Professor Doutor da Universidade de São Paulo e o representante do Conselho consultivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa/ IEE-USP, José Roberto Moreira participam do evento.

O congresso irá acontecer nos dias 24 e 25 de agosto no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e pretende reunir investidores, empresários, produtores, consultores, profissionais da área técnica e acadêmicos de cursos ligados ao setor sucroalcooleiro.

Serviço

Para mais informações e inscrições, acesse o site www.opec-eventos.com.br/canasul/. Até o dia 18 de agosto o investimento é de R$ 100,00 e para estudantes R$ 50,00.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.