CI

Sexta-feira terá aumento nas instabilidades

Região Norte pode registrar chuvas expressivas


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A primeira sexta-feira (03/06) de junho será marcada pelo aumento das instabilidades sobre a região norte do país. As chuvas podem ser significativas e na forma de tempestades, trazendo acumulados acima dos 50 mm ao longo do período.

Por outro lado, a tendência é de uma diminuição das instabilidades no centro-sul do país. Apesar disso, o dia segue nublado na maior parte das regiões e com a possibilidade de garoas pontuais. 

Já no nordeste, as chuvas persistem, mas com um maior deslocamento para o norte. E também possibilita mais aberturas de tempo ao longo do dia.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As chuvas se intensificam sobre a região, além de ganharem mais abrangência em relação aos dias anteriores. Pode chover forte sobre o norte do AM, na forma de tempestades. As instabilidades avançam de forma mais significativa no AC e norte de RO. Tempo firme, apenas na metade sul do TO, onde as temperaturas serão mais elevadas e os índices de umidade mais baixos.

Região Nordeste

As chuvas persistem sobre o nordeste do nordeste e na faixa norte da região. Porém, há uma diminuição das instabilidades sobre o Recôncavo Baiano. Além de que, os maiores acumulados poderão ser registrados nas regiões de Serra de Santana, Sertão de Senador Pompeu, Campo Maior, Chapadinha com registros variando de 20 a 40 mm ao longo do dia. O tempo seco ganha mais abrangência, atuando desde o sul do MA até o litoral sul da BA. 

Região Centro-Oeste

O tempo firme ganha ainda mais abrangência sobre a região, diminuindo as condições de chuvas no sul do MS. Há um pequeno potencial para instabilidades ao norte do MT, mas elas ficam concentradas no noroeste da região, e as projeções indicam volumes inferiores aos 10 mm. O destaque fica para as temperaturas elevadas sobre o leste do MT e metade norte do GO, onde os termômetros passam dos 35°C e os índices de umidade abaixo dos 10% no período da tarde. 

Região Sudeste

As instabilidades diminuem sobre a metade sul da região. Mas os ventos oceânicos favorecem as chuvas em toda a faixa litorânea de SP, RJ até o sul do ES. Apesar disso, as chuvas serão mais fracas e isoladas. Já no interior paulista até o norte mineiro, o tempo segue firme, com forte elevação nas temperaturas no período da tarde e baixos índices de umidade nos horários mais críticos.

Região Sul

As condições de chuvas diminuem sobre a região, mas ainda há uma grande quantidade de nuvens que podem trazer algumas pancadas isoladas. Além disso, o frio persiste sobre a região, mas indicando a gradativa elevação das temperaturas ao longo do período. Desta forma, a tarde de sexta terá temperaturas levemente superiores às registradas no dia anterior. Mesmo assim, ainda há condições para formação de geadas sobre o RS e na Serra Catarinense. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Condições para Geadas


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.