CI

Showtec abre debate para MS ter centro de tecnologia da cana

Durante o encontro foi discutida a possibilidade de instalação de um pólo regional de pesquisa no Estado


Mato Grosso do Sul pode se tornar um centro de tecnologia da cana-de-açúcar. Esse foi um dos principais desdobramentos do Showtec, que abriu sua 11ª edição em Maracaju entre terça (30-01) e quinta-feira (01-02) da semana passada.

O projeto foi avaliado com lideranças rurais, instituições bancárias, políticos ligados ao agronegócio, pesquisadores e o governo do Estado, representado pela secretária Tereza Cristina.

Durante a reunião, foi discutida com o coordenador do Centro de Tecnologia Canaviera (CTC), Tadeu Andrade - que veio especialmente da sede do órgão em Piracicaba, SP, para a Showtec - a possibilidade de instalação de um pólo regional de pesquisa que estaria direcionado ao desenvolvimento de cultivares de cana adaptadas ao Estado.

Para a secretária de Produção Tereza Correa da Costa, o setor passa por um momento de organização. O desafio é consolidar a profissionalização e o aprimoramento produtivo.

“Este novo salto trará maior produtividade para a produção de cana. Este é o momento de organização e a instalação do pólo terá importância para o desenvolvimento do setor no Estado”, conclui.

Atualmente o CTC possui 150 associados, 88 localizados em São Paulo e o restante nas cinco regiões do País. Em Mato Grosso do Sul, das 11 usinas instaladas, 8 já são associadas à entidade que promove tecnologia para o setor.

Realizada pela Fundação MS, a feira tecnológica é uma vitrine das mais importantes pesquisas tecnológicas voltadas ao produtor rural. Seu desempenho é visto como um dos componentes responsáveis pelo desenvolvimento da produção de grãos do município, que atualmente é referência estadual. Com iniciativas de destaque apresentadas nesta edição da feira, principalmente na área de produtividade da cana-de-açúcar adaptada às características regionais, a fundação mostra sintonia com os novos desafios e, novamente, promete impulsionar a economia do município, da região e de Mato Grosso do Sul neste setor.

Para o presidente da Fundação MS, Nivaldo Krüger, que também preside a Cooagri, o sucesso obtido nessas 11 edições do evento para o desenvolvimento do agronegócio da região se dá pelas parcerias que viabilizou e atraiu para o setor.

“Nestes anos em que o Showtec vem desenvolvendo tecnologia para o homem do campo, o primordial e relevante fator do sucesso obtido, foram as parcerias realizadas, principal ingrediente quando falamos em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias”

Neste ponto, os campos de experimento para novas variedades de cultivares de cana-de-açúcar expostas para os produtores e empresários demonstram que a fundação já está atendendo a demanda de crescimento do setor no Estado. “Temos novas variedades de cultivares de cana expostas para produtores”, destaca.

Parceiro do evento, o governo do Estado também teve importante espaço durante a abertura da feira. Krüger apontou o desempenho da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, como marco de um novo momento para o desenvolvimento do Estado. “Mesmo há poucos dias à frente do setor produtivo, estamos vendo a confirmação de novos investimentos, principalmente em bioenergia”, justifica. Outro elo nas parcerias entre a produção e as pesquisas, além de parceiro do evento, o vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), Eduardo Ridel, lembrou do papel da fundação na melhoria da produtividade, através do uso de tecnologias e o manejo adaptado ao clima e às particularidades próprias da região.

“A produção de tecnologia e conhecimento promovido pela Fundação MS são fundamentais para este momento de superação da agricultura, e temos a oportunidade de mudar o cenário com a inserção da agronergia, principalmente com as novas áreas de cana que serão inseridas no Estado”, destaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.