CI

Silas Brasileiro reuniu com cafeicultores em Três Pontas


O deputado federal Silas Brasileiro esteve em Três Pontas, no dia 16/7 para um encontro com cafeicultores e lideranças do setor na região, promovido pela Cocatrel. A reunião foi realizada no auditório da cooperativa e teve como objetivo apresentar um panorama atualizado da situação da cafeicultura e abrir um debate para discussão dos temas que mais afligem os cafeicultores.


Na abertura do encontro, o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda, destacou o papel de liderança exercido pelo deputado Silas Brasileiro e seu empenho na defesa da cafeicultura. O reconhecimento de conquistas importantes através do trabalho das lideranças do setor também foi expressado pelo presidente do CNC, Gilson Ximenes e pelo diretor da Faemg, João Roberto Puliti.

Na platéia, os cafeicultores, autoridades políticas, representantes de cooperativas, sindicatos de produtores de diversos municípios da região, do movimento SOS Cafeicultura e de outras entidades ligadas ao setor, puderam acompanhar a apresentação do deputado Silas Brasileiro sobre o tema "Desafios de uma política sustentável para o café". Em seguida, o economista Nelson Fraga, que presta assessoria ao Ministério da Agricultura, fez uma retrospectiva histórica sobre a evolução do endividamento dos cafeicultores, mostrando que só se resolve esta questão com a geração de renda ao produtor.


Após as apresentações, os participantes puderam se manifestar e demonstraram indignação com a falta de resultados práticos para solucionar a situação dramática vivida pelos cafeicultores. O deputado Silas Brasileiro reconheceu as dificuldades de aprovação das medidas e as resistências encontradas na área econômica do governo, mas disse que o principal agora é a união de todos com foco em duas questões principais e imediatas: geração de renda ao produtor e negociação das dívidas. Ele informou que fará pronunciamentos importantes na próxima semana na Câmara Federal, juntamente com outros parlamentares, defendendo a adoção de medidas urgentes e mostrando a importância econômica e social da cafeicultura. E finalizou dizendo que se não forem aprovadas as medidas propostas pelo setor, nas próximas semanas, também é favorável à mobilização dos produtores, com apoio do movimento SOS Cafeicultura, para novas manifestações, desde que planejadas conjuntamente com o CNC.

As informações partem da Cocatrel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.