CI

Silvicultura é tema de debate durante a Superagro 2011

A silvicultura se mantém como uma importante atividade em Minas Gerais e o Estado continua sendo o detentor da maior área plantada do país


A silvicultura se mantém como uma importante atividade em Minas Gerais e o Estado continua sendo o detentor da maior área plantada do país. Mesmo com o crescente uso da madeira proveniente de florestas plantadas, a área total das plantações de eucaliptos tem crescido sistematicamente desde 2005. Segundo dados da Associação Mineira de Silvicultura (AMS), em 2005 existia 1,1 milhão de hectares plantados e, em 2010, a área
saltou para 1,5 milhão de hectares, sendo 1,4 milhão apenas com eucaliptos.

Segundo o diretor-superintendente da AMS, Antônio Tarcizo de Andrade e Silva, este crescimento não é motivado por um único aspecto. “Os empresários da base florestal têm pleno conhecimento do valor estratégico que as florestas plantadas representam para eles. Além dos usos tradicionais para lenha, carvão vegetal e celulose, cresce também a utilização da madeira tratada de reflorestamento para os mais variados fins. E esse novo
mercado constitui um forte incentivo aos empreendimentos florestais independentes, inclusive por parte de um grande número de produtores rurais”, salientou.

Ainda de acordo com o diretor, há um mercado crescente para a utilização da madeira de  eflorestamento, além dos usos tradicionais. A madeira tratada de eucalipto é usada em mourões de cerca, palanques de várias dimensões, na construção civil e em praticamente todos os tipos de construções rurais. “Embora não haja números disponíveis, sabemos também que é crescente o uso da madeira serrada de eucalipto desde a utilização em construções rurais até na fabricação de móveis dos mais requintados”, destacou.

De acordo com Antônio Tarcizo, a silvicultura do estado precisa de uma legislação menos restritiva para os plantadores de florestas e de financiamentos oficiais a juros e prazo compatíveis com a atividade. Porém, ainda assim, ele acredita em uma tendência de crescimento, uma vez que a Lei 18.365 estabelece que a partir de 2018 as empresas deverão ter 95% de seu suprimento de madeira e derivados originários de florestas plantadas.

Encontro - Visando difundir ainda mais as informações sobre a silvicultura no Estado, assim como nas edições anteriores, o Sebrae-MG vai promover durante a Superagro Minas 2011 o II Encontro de Silvicultura, um ciclo de palestras voltado para os silvicultores.
O evento será realizado dia 03 de junho e o objetivo é difundir ainda mais as informações relevantes para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais. De acordo com a analista técnica da área de silvicultura do Sebrae-MG, Fabiana Santos Vilela, temas como crédito financeiro para os produtores, uso múltiplo de florestas e fomento florestal estão na pauta das discussões.

As inscrições para participar do II Encontro de Silvicultura serão realizadas através do site do Sebrae-MG (www.sebraemg.com.br). “As expectativas são as melhores possíveis e a demanda está grande por parte dos silvicultores. Queremos atingir este público para que eles possam servir de multiplicadores de informações dentro da cadeia produtiva. Estimamos a participação de algo em torno de 100 pessoas neste seminário sobre
silvicultura”, adiantou Fabiana Vilela.

Superagro - Além do II Encontro de Silvicultura, será realizada também a tradicional Exposição Agropecuária; a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal; a Feira da
Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

As informações são da assessoria de imprensa da Superagro Minas 2011.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.