CI

Silvio Crestana discute inovação e agroindústria em fóruns em São Paulo e Rio de Janeiro

Silvio Crestana aproveita agenda de âmbito internacional para inserir setor agropecuário nas discussões


O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Silvio Crestana, participa de dois fóruns esta semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro, ambos de esfera internacional. No Workshop Fapesp-Conicyt,  que ocorre nesta quarta-feira, 7, na sede da instituição de fomento brasileira, o ex-presidente da Embrapa vai apresentar uma visão geral das pesquisas desenvolvidas sobre a agroindústria no estado de São Paulo.

Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e  Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (Conicyt), órgão do Ministério da Educação chileno, o workshop tem o objetivo de estimular novas parcerias entre os pesquisadores de São Paulo e Chile nas áreas de agroindústria, astronomia, nanotecnologia e oceanografia.

No evento também será discutido o potencial de ampliação e desdobramentos dos estudos em andamento em áreas consideradas estratégicas, nas quais as pesquisas desenvolvidas nos dois países têm ganhado visibilidade mundial, com a participação de cientistas brasileiros e chilenos em grandes projetos internacionais.

As apresentações na área de Agroindústria serão realizadas, às 14h30, por Silvio Crestana e pelo diretor-executivo do Centro de Estudos de Alimentos Processados (CEAP), Ricardo Diaz Cárcamo.

Agricultura de indústria

No Rio de Janeiro, durante o período da manhã do dia 9, Silvio Crestana participa do painel sobre novas questões da agricultura e indústria e coordena a mesa que vai discutir políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação: rumo à governança do conhecimento.

Os debates fazem parte da Conferência Internacional – Perspectivas Nacionais numa Economia Global: Repensando as Capacidades Estatais, as Políticas Públicas e a Crise Brasileira, que reúne cientistas dos Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Uruguai e Chile,

Promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 7 a 9 de dezembro, no Everest Rio Hotel, na capital fluminense, o evento tem o objetivo de refletir sobre o papel do Estado no capitalismo globalizado, num contexto de crise, e os desafios e perspectivas com os quais se confrontam as economias nacionais, especialmente as latino-americanas. 

O INCT/PPED reúne professores e pesquisadores de seis instituições de ensino e pesquisa e está inserido numa ampla rede de pesquisa acadêmica de escopo nacional e internacional, tendo entre seus consultores internacionais cientistas de reconhecida competência e projeção em suas respectivas áreas de atuação.

Com início das atividades em outubro de 2009, o instituo tem como objetivo geral contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento. Está voltado para a produção e difusão do conhecimento buscando subsidiar a ação pública governamental através da preparação de quadros para o núcleo estratégico do Estado brasileiro e latino-americano.

"Os dois fóruns apresentam uma oportunidade para inserirmos o setor agropecuário nas discussões, suportados por instituições que atuam de forma multidisciplinar, tendo a inovação como pano de fundo para o debate. Além disso, a própria possibilidade de participação da Embrapa em agendas de repercussão internacional demonstra, ao mesmo tempo, o reconhecimento do papel da Empresa e traz a responsabilidade de contribuirmos de forma efetiva na dimensão de uma instituição que é referência internacional em agricultura tropical", avalia Silvio Crestana.

Com informações da Fapesp e INCT/PPED.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.