CI

SIMA reúne profissionais da agricultura e da pecuária em Paris

Evento visa auxiliar na construção de um mundo agrícola mais eficiente e sustentável


O SIMA é maior encontro mundial de profissionais do mundo agrícola e da pecuária. O evento acontece a cada dois anos, na França, no coração do 1º mercado europeu, e contabiliza mais de 200.000 visitantes, incluindo 300 delegações estrangeiras que visitam o salão para descobrir as novidades dos 1 300 expositores de 38 países. Sua vocação é a de auxiliar na construção de um mundo agrícola mais eficiente e sustentável.

A 74º edição do SIMA, que se realizará de 20 a 24 de fevereiro de 2011 no Parque de Exposições de Paris-Nord Villepinte, em Paris, está sendo preparada num contexto agrícola em plena evolução. "Crescimento da população mundial multiplicando a necessidade de alimentos, chegada de novos países emergentes produtores, propriedades que precisam encontrar um novo equilíbrio, volatilidade das taxas de câmbio, necessidade de inovar para integrar positivamente os critérios ambientais… Esse contexto leva a interrogações, questionamentos, e exige evolução por parte dos profissionais agrícolas do mundo todo", afirma Martine Dégremont, diretora do SIMA-SIMAGENA.

Por essas razões, o próximo SIMA assumirá seu papel de referência, numa ótica de agricultura eficiente e sustentável: único salão no mundo que apresenta, ao mesmo tempo, equipamentos agrícolas, criação e energia sustentável, o SIMA acompanhará e auxiliará os profissionais a antecipar soluções do amanhã através de inúmeros eventos de porte internacional que pontuarão a semana. «Para ser completamente coerente com a atualidade e as preocupações do setor, explica Martine Dégremont, desenvolvemos os pontos importantes em torno de 6 temas transversais que encontramos hoje na agricultura: inovação; genética; energia sustentável; internacional; prospecção; profissões

Encontro mundial de todos os setores envolvidos no setor agrícola– fabricantes, proprietários agrícolas, criadores, empresários, produtores de frutas e legumes, comerciantes, distribuidores, importadores, cooperativas, entre outros. O próximo SIMA: terá uma dimensão internacional, tanto no que se refere aos expositores (50% de expositores internacionais esperados) quanto aos visitantes (25% provenientes de mais de 100 países) ou ainda aos eventos paralelos; proporcionará uma visão concreta das últimas inovações, principalmente graças aos SIMA Innovation Awards, prêmios reconhecidos e aguardados pelos profissionais agrícolas do mundo todo. Concedidos por um júri de especialistas e um colégio de peritos internacionais aberto aos utilizadores finais, eles mostram a tendência dos equipamentos agrícolas do futuro; será um amplificador de negócios, graças aos encontros organizados entre profissionais; se articulará para ser um veículo de soluções concretas, através de conferências e workshops de alto nível, assim como visitas a propriedades, atividade iniciada no salão precedente que obteve um grande sucesso.

Verdadeira plataforma de informações e trocas para uma agricultura de alto desempenho e sustentabilidade, o SIMA 2011 irá, principalmente, renovar três de suas iniciativas mais aguardadas:

- O Espaço Boas Práticas comemora 10 anos: 400 m² no centro do salão (Pavilhão 5a) reunirão os organismos institucionais e parceiros do salão que intervêm na implementação das boas práticas agrícolas.

- O Fórum Agrícola Internacional: workshops práticos sobre energia sustentável apresentados pela TRAME (Redes e centro de recursos agrícola e rural) e pela ADEME (Agência do Meio Ambiente e da Gestão da Energia); visitas que contribuem de maneira concreta para as trocas de boas práticas; conferências de especialistas sobre as grandes tendências do setor; uma conferência especial apresentando os resultados e conclusões do congresso internacional AgEng (Sociedade Europeia de Tecnologia Agrícola) e do colóquio Ecotech, organizados pelo CEMAGREF (Instituto de Pesquisa em Ciências e Tecnologias para o Meio Ambiente).

- Agri Manager Tour, pela segunda vez: cerca de 30 grandes agricultores e criadores, oriundos de grandes países agrícolas que mais utilizam materiais, se reunirão durante 3 dias (21, 22 e 23 de fevereiro de 2011) em torno de um programa exclusivo e sob medida.

O SIMA também acolhe o SIMAGENA, salão de pecuária, que reúne cerca de 300 criadores e 400 bovinos de leite e com novilho no pé. O salão se articula em torno de eventos que acontecem ininterruptamente em uma arena, com destaque para os Openshows internationaux (apresentação de animais julgados pelo júri) e leilões.

Acompanhe as novidades sobre este evento e saiba tudo sobre os roteiros oferecidos pela Agritours Brasil, na seção Viagens Técnicas do Portal Agrolink.

As informações são da Agritours Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.