CI

Simbiose com fungo torna arroz produtivo

O fungo é a micorriza arbuscular


Foto: Pixabay

Até agora, os efeitos da micorriza arbuscular nas plantas de arroz, a cultura de cereais mais importante do mundo, haviam sido pouco estudados. Um  novo trabalho publicado em arroz revista liderado por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Agrigenomics ( CRAG ) revela que  plantas de arroz em simbiose com fungos micorrízicos arbusculares mostram maior crescimento, produtividade e resistência  à devastadora explosão, abrindo novas possibilidades para melhorar produção de arroz e reduzir o uso de fungicidas. 

A simbiose é uma relação mutuamente benéfica para os organismos envolvidos, e essa estratégia já é usada para melhorar a produção de muitas culturas relevantes, como trigo, aveia e muitas espécies de leguminosas. Tradicionalmente, pensava-se que as plantas cultivadas em ambientes aquáticos como o arroz, que cresce principalmente em campos alagados, não apresentavam simbiose com micorrizas arbusculares. Atualmente, diversos estudos mostram que essa associação existe, e a nova pesquisa liderada por Sonia Campo, pós-doutoranda do CRAG, mostra que a simbiose entre micorrizas e arroz pode aumentar a produtividade dos arrozais cultivados em água. 

Como parte do projeto europeu GreenRice , que busca desenvolver um sistema de cultivo de arroz mais sustentável, a equipe de pesquisa estudou o efeito da simbiose em doze variedades de arroz amplamente difundidas na Europa. Em casa de vegetação, as plantas de arroz foram inoculadas com duas espécies diferentes de micorrizas, e foi demonstrado que a grande maioria das variedades cresceu mais após o tratamento. Ao mesmo tempo, foi investigada a resistência das plantas inoculadas à mais temida doença do arroz, a piriculariose, causada pelo fungo patogênico  Magnaporthe oryzae. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.