CI

Simon alerta para efeitos da seca no Rio Grande do Sul

São mais de 2,1 milhões de afetados em 457 municípios


Da tribuna do Plenário, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou, nesta sexta-feira (8), para os problemas enfrentados pelos agricultores e pecuaristas gaúchos em razão de duas décadas de desastres naturais no Rio Grande do Sul. O parlamentar citou reportagem sobre o assunto publicada pelo jornal Zero Hora. A notícia foi baseada em estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O relatório, divulgado pela universidade e pelo Ministério da Integração Nacional, mostra que o Rio Grande do Sul é líder, nos últimos 20 anos, em notificações de situação de emergência: foram 4.924. Destas, 2.643 (64%) por estiagem. São mais de 2,1 milhões de afetados em 457 municípios.

O estudo também alerta que os efeitos desses períodos prolongados de seca podem levar à desertificação de determinadas áreas do estado.

- Estávamos acostumados a ligar a palavra seca aos estados do Nordeste. No entanto, em tempos mais recentes, o Rio Grande do Sul, mais especificamente sua região do Pampa, vem sendo palco de terríveis e devastadoras estiagens – disse o senador sobre a região que ocupa 63% do território gaúcho.

Inundações

Além da seca, o Rio Grande Sul também figura entre os estados com mais notificações por outras situações de desastre climático. O estado, situado em uma zona de convergência de massas polares e equatoriais, tem sofrido sistematicamente com inundações e vendavais, conforme informou Simon.

- Esses extremos climáticos deixam o nosso estado em estado de alerta permanente. Ao final do período da seca, começa de imediato o período da inundação - disse o senador.

Como consequência das catástrofes climáticas, apontou o parlamentar, o Rio Grande do Sul registra importantes perdas econômicas no setor agrícola.

- Assim, essas catástrofes atingem duramente a vida do nosso homem do interior. Chuvas intensas ou estiagem prolongada significam queda sensível na produção agropecuária – assinalou

Medidas de combate

O senador elogiou medidas adotadas pelo governo do estado, como a que facilita o crédito para a construção de açudes e sistemas de irrigação. Lançado recentemente, o programa Mais Água, Mais Renda disponibilizou, de acordo com o parlamentar, R$ 1 bilhão para esse tipo de projeto.

Como formas de combate ao problema, Simon também sugeriu a adoção pelo Rio Grande do Sul das dez recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) contra desertificação e seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.