CI

Simpósio de Agronegócios começou nesta quinta discutindo agricultura e pecuária

O 10º Simpósio Regional de Agronegócios terá início na manhã desta quinta-feira, dia 9, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.


O 10º Simpósio Regional de Agronegócios teve início na manhã desta quinta-feira, dia 9, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. O evento é parte da programação da 32ª Exponop e tradicionalmente busca evidenciar e discutir aspectos técnicos e econômicos da cadeia produtiva em Mato Grosso.

Serão dois dias de simpósio, sendo que o primeiro tem como tema a agricultura e pecuária empresarial e o segundo dia destina-se às temáticas da agricultura familiar. As inscrições são gratuitas e foram abertas de maneira antecipada. Entretanto, quem não se inscreveu ainda pode participar, fazendo o registro no local do evento.

Programação

A programação do primeiro dia de Simpósio será dividida entre agricultura no período da manhã e a pecuária durante a tarde. Na parte de agricultura, serão apresentas algumas questões que vem chamando a atenção dos produtores, como a dinâmica de água no solo e a microbiologia do solo. Em safras de pouca chuva, como a última, fica mais evidente a necessidade do correto manejo do solo.

A agricultura de precisão e os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILP) também terão destaque na programação.

Na tarde desta quinta-feira serão apresentados aos participantes os primeiros resultados da avaliação da pecuária de corte em um experimento da Embrapa Agrossilvipastoril com sistema ILPF. Os números, ainda inéditos, mostram o potencial de melhoria de produtividade dos sistemas integrados em relação à pecuária extensiva.

Além de assistirem a uma apresentação em auditório, os participantes poderão ver o experimento no campo, acompanhando o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado em parceria com a Acrinorte e com a Acrimat.

Agricultura familiar

Na sexta-feira, dia 10, o Simpósio abordará tecnologias e temas de interesse dos pequenos produtores de Sinop e região. A programação será toda no parque de exposições da Acrinorte e terá palestras sobre gerenciamento da pequena propriedade rural, produção de leite a pasto com a apresentação de um caso de sucesso e sobre o cultivo da mandioca.

No período da tarde haverá um giro técnico na área demonstrativa da agricultura familiar dentro da Exponop. O espaço é conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Neste giro os participantes poderão ver e tirar suas dúvidas sobre tecnologias de cultivo protegido, como estufa e túneis baixos, sobre hidroponia e também sobre produção leiteira.

No dia da agricultura familiar haverá um almoço para os participantes.

O 10º Simpósio Regional de Agronegócios é realizado pela Acrinorte, em parceria coma Embrapa Agrossilvipastoril, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural de Sinop.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.