CI

Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias será em maio

O evento vai tratar das seguintes temáticas: ciência do solo e da água; agricultura de precisão; gestão ambiental; manejo de culturas; sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto; ciências florestais e zootecnia


Entre 19 e 20 de Maio de 2011, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, vai realizar o II Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias (II SGeA).

O evento será dividido nas seguintes temáticas: ciência do solo e da água; agricultura de precisão; gestão ambiental; manejo de culturas; sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto; ciências florestais e zootecnia.

O II SgeA será um espaço para a integração dos pesquisadores, professores, alunos e profissionais que utilizam a geoestatística em ciências agrárias. Alguns dos assuntos mais importantes ligados ao tema serão apresentados por renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Dentre as palestras programadas estão “Geoestatística multivariada aplicada na classificação dos solos”, com Amílcar Soares, do Instituto Superior Técnico de Lisboa; “Simulação geoestatística de propriedade do solo”, com Gener Tadeu Pereira, da Unesp de Jaboticabal; “Avanços nas aplicações da geoestatística por meio de uso do software livre”, com Rodrigo Manzione, da Unesp de Ourinhos e “História e evolução da agricultura de precisão na Brasil, com José Paulo Molin, da Esaq/USP.

Durante o Simpósio também acontecerão debates, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.
Antecedendo as atividades do II SGeA, nos dias 17 e 18 de maio, será realizado um minicurso sobre aplicação de geoestatística em ciências agrárias, com carga horária de 16 horas. As vagas são limitadas.

Geoestatística
A geoestatística trata de variáveis regionalizadas e sua distribuição espacial e temporal. O seu emprego nas ciências agrárias vem crescendo nos últimos anos tornando-se imprescindível em todo tipo de atividade que envolva uma visualização espacial ou temporal.

No Brasil, os estudos com a utilização de geoestatística tiveram início na década de 80, e desde então os trabalhos utilizando essa ferramenta estão ocorrendo em diferentes regiões do país.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisas Agrárias Georreferenciadas (Gepag), Fundação de Estudos e Pesquisas Agrárias e Florestais (Fepaf) e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, sob a coordenação dos professores Célia Regina Lopes Zimback e Paulo Milton Barbosa Landim.

Mais informações, programação completa e inscrições através do site http://www.fca.unesp.br/sgea/


As informações são das assessorias de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - Fepaf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.