CI

Simpósio IHSIG Brasil promove troca de conhecimentos entre o continente europeu e o Brasil

Um grupo de estudos faz pesquisas e realiza testes de produtos alternativos aos antibióticos na avicultura industrial. 


Um grupo de estudos que surgiu em 2010, na Bélgica, a partir da necessidade de buscar novos conhecimentos, fazer pesquisas e realizar testes de produtos alternativos aos antibióticos na avicultura industrial. 

Assim surgiu o IHSIG (Intestinal Health Scientific Interest Group), grupo composto por 11 especialistas da área, dentre eles o médico veterinário belga Maarten De Gussem. De Gussem é diretor da Vetworks, empresa que realiza treinamentos e consultorias em diversos países nas áreas de saúde intestinal, parasitológicos, doenças respiratórias e, mais recentemente, nutrição animal. A Vetworks é uma das principais parceiras do IHSIG.

Desde 2006, a União Europeia trabalha em sua avicultura sem o uso de antibióticos promotores de crescimento. Esse feito foi alcançado a partir do conhecimento gerado em discussões, reuniões e experiências das quais a Vetworks esteve presente. Os desafios foram muitos. 

Contando com toda essa bagagem, a Vetworks organiza, junto ao grupo IHSIG, a 4ª edição de seu Simpósio sobre Saúde Intestinal na Avicultura Industrial, no Jockey Club, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro. O 3° evento do IHSIG foi realizado na cidade de Ghent, na Bélgica e teve o patrocínio de mais de 20 empresas e institutos de pesquisa do setor avícola.

Com o objetivo de promover a saúde intestinal e o bem estar animal na avicultura, o grupo IHSIG irá levantar discussões relevantes da área com o setor científico, médicos veterinários, autoridades reguladoras e avicultores de todo o mundo. Neste evento os participantes terão a oportunidade única de se encontrarem com alguns dos maiores expoentes da avicultura industrial do mundo.

Filip Van Immerseel: “4ª edição do Simpósio IHSIG Brasil é uma plataforma para apresentar, discutir, fazer novos contatos e trabalhar em conjunto”

O médico veterinário brasileiro, Francisco Dias, consultor da Vetworks e responsável pela organização do evento no Brasil, conta que a 4ª edição do Simpósio IHSIG vai acontecer por aqui pela importância da discussão do tema no país. Segundo ele, o Brasil, que é um dos principais produtores avícolas do mundo e o primeiro em exportação de frango de corte, tem uma forte ligação com o continente europeu. “Vamos realizar uma troca de conhecimentos sobre a experiência europeia na produção avícola, sem o uso de antibióticos promotores de crescimento”, completa. 

Na verdade, esse intercâmbio de informações vai acontecer em nível mundial, já que o evento contará com palestrantes da Europa, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Filip Van Immerseel, co-organizador, presidente e palestrante da 4ª edição do Simpósio IHSIG conta ainda que o evento focará no princípio de “One Health, One World”, que reconhece que a saúde dos seres humanos é associada com a saúde dos animais e com o meio ambiente. 

A próxima edição do Simpósio IHSIG deve acontecer em Bangkok, Tailândia. 

Informações sobre a 4ª edição do Simpósio IHSIG: www.ihsig.com.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.