CI

Simpósio orienta pecuaristas sobre manejo correto do pasto


Pecuaristas da região Norte de Tocantins vão poder aprofundar o conhecimento em técnicas de manejo do solo que refletem na qualidade do rebanho durante o Simpósio sobre Produção Intensiva de Bovinos em Pastejo - Produpasto, que acontece a partir desta terça (4) até quinta-feira (6), em Araguaína.


São pelo menos dez atividades que abordarão temas importantes para quem trabalha no setor, como Gestão de Propriedade e Mercado da Carne. No entanto, o foco das discussões será a integração da lavoura com a pecuária, adubação e novas tecnologias, já que uma demanda recorrente da região é a degradação do pasto. “Nós temos percebido que a maioria dos produtores rurais ainda fazem o manejo de modo tradicional e, por falta de conhecimento, tem resistência a novos métodos, o que contribui para um solo enfraquecido, sem condições de ser uma fonte de alimento ideal para o gado”, ressalta o analista e gestor do projeto Pecuária de Corte Região Norte do Sebrae em Tocantins, Francisco Alexandre.

A ideia do Simpósio é despertar nos pecuaristas a necessidade de tratamento do pasto. Segundo Alexandre, o evento pretende fornecer informações técnicas para capacitar ainda mais o produtor. “Com um pecuarista mais consciente, não só o seu rebanho sai ganhando como também o meio ambiente, que sente o reflexo direto de ações corretas”.

O evento receberá palestrantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros. O analista do Sebrae em Tocantins e gestor da Carteira de Agronegócios, José Daniel Tavares, também vai ministrar palestra sobre o tema Gerenciando a pecuária de corte com excelência.


Conhecida como a capital do boi gordo, a região de Araguaína possue um rebanho de cerca de dois milhões de cabeças, segundo informações do Núcleo Regional Norte do Sebrae. Pelo menos 40 pecuaristas são atendidos de forma contínua em 17 municípios, por meio do projeto Pecuária de Corte Região Norte, coordenado pelo Sebrae. Por meio da iniciativa, os pecuaristas recebem consultorias diretas em gestão da propriedade. Segundo Francisco Alexandre, o atendimento acontece in loco.

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas na sede do Sebrae em Araguaína e na UFT – Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Araguaína-TO).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.