CI

Simpósio trata de certificação e indicação geográfica

Evento será nos dias 29 e 30 de maio, em Vitória



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está apoiando o Simpósio sobre Certificação e Indicação Geográfica na Agricultura, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio no Auditório do CREA-ES, em Vitória (Espírito Santo).

O encontro é voltado para empresários, produtores rurais e agroindustriais, professores, pesquisadores, extensionistas, fiscais, agentes de desenvolvimento, entre outros setores. O objetivo é discutir os procedimentos necessários para a obtenção da certificação e da indicação geográfica de produtos agroindustriais, conhecer as experiências de diferentes projetos em desenvolvimento no País e debater as perspectivas do mercado nacional e mundial desses produtos.

Atualmente, cada vez mais os consumidores exigem a comprovação da origem e da qualidade dos produtos agrícolas. Por isso programas de certificação têm sido definidos pelos mercados para atestar a origem e o modo sustentável (ambiental, social e econômico) de produção de uma empresa ou propriedade. Já a indicação geográfica se refere a produtos e serviços característicos de um determinado local que apresentam qualidade única em função dos recursos naturais, o que lhes atribui identidade própria e os distinguem de similares disponíveis no mercado.

As principais vantagens da Certificação e da Indicação Geográfica dizem respeito ao aumento da credibilidade e responsabilidade ambiental e social das instituições adequadas às novas exigências do mercado, possibilidade de acesso a novos mercados, diferenciação e valorização do produto, redução de impactos ambientais e maior proteção e conservação de recursos ambientais. Para o consumidor, ambos são sinônimos de garantia da origem, da qualidade do produto e do modo sustentável de produção.

O Simpósio sobre Certificação e Indicação Geográfica na Agricultura é promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), com promoção do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) e Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.