Simulador de clima ajuda pecuária sustentável
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,126 (0,05%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,05%)

Imagem: Eliza Maliszewski

CIÊNCIA

Simulador de clima ajuda pecuária sustentável

Jogos ajudam a aprofundar o conhecimento sobre as mudanças climáticas
Por: -Eliza Maliszewski
117 acessos

O pesquisador Luís Alberto Ambrósio, do Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, trabalha com o desenvolvimento de modelos computacionais para aprofundar o conhecimento sobre as mudanças climáticas. Com isso ele objetiva observar as alterações do clima, os efeitos em seres vivos como a emissão de gases de efeito estufa (GE) e o  impacto na produção rural.

Ambrósio traduziu para o português o simulador En-ROADS. A ferramenta traz uma série de jogos desenvolvidos para adultos, com mais de 37 mil variáveis. Ele desenvolveu um roteiro para jogos online em grupos de WhatsApp ou Facebook, que conecta os participantes e promove o entendimento sobre as mudanças climáticas. A parceria é com o Climate Interactive, MIT Sloan e Sustainability Initiative, uma escola de gestão climática norte-americana.

O evento online é oferecido para as comunidades acadêmicas e profissionais interessadas em testar ações climáticas globais associadas ao uso de energias fósseis, renováveis, bioenergia, nuclear, preço do carbono, eficiência energética, eletrificação de transportes e construções e indústrias, uso da terra, desmatamento, emissão de metano, reflorestamento, além de crescimento econômico e da população. "Os impactos destas ações são apresentados em gráficos de aumento da temperatura, ampliação do nível do mar e concentração de GEE, dentre outros", ressalta Ambrósio.

O pesquisador também colabora com as pessoas interessadas em se especializar nestes eventos para atuarem junto ao seu público. "Em agosto deste ano foi apresentado, em conjunto com a equipe da Climate Interactive, a versão online em português do simulador En-ROADS", destaca. Essa versão pode ser acessada aqui

*Com informações da assessoria de imprensa
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink