Sindicato alerta para contratação de trabalhadores na colheita do café
CI
Agronegócio

Sindicato alerta para contratação de trabalhadores na colheita do café

É necessário que empregadores façam registro de funcionários
Por:
O início da colheita do café na região norte capixaba é expectativa de geração de renda e movimentação da economia de dezenas de municípios que tem na cafeicultura uma das principais atividades econômicas. Para colher mais uma safra do grão, os produtores de café contratam trabalhadores para o período de colheita dos cafezais o que resulta na vinda de muitas pessoas de outras regiões. Com a contratação temporária de trabalhadores, é necessário que os empregadores façam o registro de seus funcionários.

Preocupado com a segurança das propriedades rurais e de toda região durante a colheita do café, o Sindicato Rural de Linhares alerta os produtores para a exigência de documentação dos trabalhadores contratados. “Todos os anos temos essa preocupação e precisamos sempre atentar para recrutar trabalhadores sem precedentes criminais”, destaca Antonio Roberte Bourguignon, presidente do Sindicato.

O alerta ganha mais proporção após a tragédia ocorrida na última quinta-feira (18), no município de Sooretama, importante produtor de café, localizado no norte do Estado. Dois policiais foram mortos em uma operação para prender um bandido, vindo da Bahia, que estava trabalhando em um sítio para a colheita do café. De acordo com informações, o bandido havia se negado a entregar os documentos ao empregador e, por isso, seria dispensado nos próximos dias.

Muitos trabalhadores de outras regiões são contratados para a colheita nos municípios capixabas. Segundo Bourguignon, a recomendação é que o produtor contrate somente com posse dos documentos e após checar a situação de antecedentes criminais do trabalhador. “O produtor deve seguir essas orientações para que tenhamos uma colheita com segurança e com bons resultados para nosso setor rural e toda economia regional”, afirma.

De acordo com a Polícia Militar de Linhares, é importante a verificação da conduta do contratado. Caso o produtor rural queira saber mais informações sobre quem está contratando, é só entrar em contato com a Polícia Civil ou a Polícia Militar para realizar o levantamento da procedência desta pessoa. Em caso dúvidas sobre a documentação necessária para registro, o agricultor pode entrar em contato com o Sindicato Rural de Linhares.

Nas últimas colheitas de café na região foram registrados furtos de sacas do grão, de bombas-motores e até fios de cobre, utilizados na transmissão de energia elétrica.  O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil e o primeiro na variedade conilon. Na última safra, o Estado colheu 9,7 milhões de sacas. Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Sooretama, Linhares, Pinheiros e Rio Bananal estão entre os dez municípios que mais produzem café no país.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.