Sindicato de C.N. do Parecis fomenta ovinocultura no município

Agronegócio

Sindicato de C.N. do Parecis fomenta ovinocultura no município

Este foi o tema do “Encontro de Análise e Articulação” realizado pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, com o objetivo de diversificar, agregar valores e criar novas oportunidades para os produtores
185 acessos

“A vocação regional para produção de cordeiro, potencializada pelo empreendorismo dos produtores rurais”. Este foi o tema do “Encontro de Análise e Articulação” realizado pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, com o objetivo de diversificar, agregar valores e criar novas oportunidades para os produtores.

O palestrante, especialista em ovinocultura, Giorgi Kuyumtzief, de Tangará da Serra, apresentou a um grupo de 20 produtores o método NKR de produção. Este sistema consiste na análise de planilhas de custos e investimentos, custeio e rentabilidade, análise do potencial regional de sustentabilidade e viabilidade empresarial do programa de produção, além de articulação e estratégia de implantação do programa. Esse método visa à produção em escala, de modo profissional, organizado e constante, de cordeiro precoce.

O sistema tem como norma principal a formação de módulos de criação com 50 matrizes, que não ocupará mais de 2,5 hectares cada um e que podem ser desenvolvidos por pequenos, médios e grandes produtores, que se agregarão inicialmente numa associação que já está sendo criada.

Giorgi Kuyumtzief, que também é instrutor em Ovinocultura e Alimentação de Ruminantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), não tem dúvidas quanto ao sucesso do empreendimento em estudo. “Já temos diversos produtores interessados em participar do projeto, que visa fomentar a oferta de uma carne nobre que é importada pelos brasileiros. O Brasil tem grande tradição na produção de carnes bovina, suína e de frangos. Por que não oferecermos também carne de cordeiro?”, frisou Giorgi.

Estiveram também presentes na reunião o presidente da Famato, Rui Prado e o presidente do Sindicato Rural, Odenir Ortolan, que demonstraram interesse e ofereceram apoio ao projeto.

A próxima reunião do grupo, para dar proseguimento à iniciativa, está marcada para o próximo dia 21 de julho, terça-feira, às 15h na sede do Sindicato Rural.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink