CI

Sindicatos rurais mais fortes em 2011

O Programa Sindicato Forte já capacitou mais de 80 sindicatos, este ano


O Programa Sindicato Forte já capacitou mais de 80 sindicatos, este ano. A grande meta do programa do Sistema CNA/SENAR é melhorar o atendimento prestado aos produtores rurais, verdadeiros clientes dos sindicatos. "Queremos estimular as boas práticas sindicais, para que o produtor encontre o que precisa do sindicato rural do seu município", afirma Rubens Pires, coordenador do Programa Sindicato Forte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Nacional - SENAR.

Os sindicatos associados ao programa Sindicato Forte têm acesso a informações detalhadas que poderão ajudá-los a solucionar as dúvidas mais freqüentes dos produtores rurais. O Programa Sindicato Forte disponibiliza, também, Guias exclusivos sobre os temas mais relevantes para o setor.

O Programa é executado em duas etapas. A primeira etapa contempla o Diagnóstico e a Capacitação, quando os dirigentes e os colaboradores dos sindicatos têm acesso a palestras, exercícios e treinamento. Na segunda etapa, os consultores do Programa Sindicato Forte avaliam as necessidades locais e fazem um Planejamento Estratégico para implantação de melhorias. "O planejamento é feito in loco, para cada sindicato rural, e a Federação cria um Comitê Gestor para acompanhar a execução desse planejamento estratégico", explica Rubens Pires.

 
                                                             Rubens Pires coordena a implantação do Projeto Sindicato Forte

NOS ESTADOS

A capacitação acontece em 15 sindicatos por Estado. No mês de setembro, a capacitação do Programa Sindicato Forte chegou aos sindicatos rurais de Santa Catarina, Amazonas e Ceará. Em outubro, foram treinados os estados do Piauí e Goiás.

Em Santa Catarina, a capacitação foi recebida com muito entusiasmo. "Nossa equipe está engajada em melhorar o atendimento aos produtores rurais. Além de melhorar os fluxos e a organização, a equipe enxergou uma oportunidade de melhorar o currículo, obtendo profissionalização em tudo o que fazem", conta João Francisco de Matos, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC.

João Francisco coordena a implantação do Programa Sindicato Forte no Estado de Santa Catarina e está confiante nos resultados. "Acredito que já no ínicio de 2011 os produtores rurais poderão perceber as melhorias nos serviços prestados pelos nossos sindicatos".

A meta do Sistema CNA/ SENAR é concluir a capacitação em 100 sindicatos rurais no Programa Sindicato Forte. Os sindicatos interessados devem procurar a Federação do seu Estado.

Veja as datas previstas para as próximas capacitações:

3 a 5 de novembro - Maranhão
10 a 12 de novembro - Rio Grande do Sul
17 a 19 de novembro - Amapá

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.