CI

Sindicatos Rurais são parceiros dos bombeiros contra queimadas

Além de danos ao meio ambiente, as queimadas provocam problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos


A Operação Cerrado Vivo foi lançada na última quinta (13/6) pelo Corpo de Bombeiros de Goiás. Um dos principais objetivos é prevenir incêndios na vegetação. Somente em 2019, foram registradas mais de 900 ocorrências em todo o Estado. Desde o início do ano, os bombeiros já têm realizado diversas ações preventivas, que serão intensificadas ao longo da operação. Entre elas, estão palestras em escolas, parcerias com sindicatos rurais, treinamento de brigadas para atuação em áreas rurais, distribuição de cartilhas educativas e visitas em propriedades rurais.

Além de danos ao meio ambiente, as queimadas provocam problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Elas também aumentam o risco de acidentes com veículos, uma vez que, muitas vezes, as chamas ou a fumaça invadem as rodovias e provocam falta de visibilidade aos motoristas.

Além do combate às queimadas, a operação também atuará com ações de fiscalização de incêndios urbanos, por meio de parceria com as prefeituras. Preservar o meio ambiente também é uma das nossas missões", destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, que também esteve presente no lançamento da operação, destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros na preservação dos recursos naturais.

"É uma corporação presente e atuante. Desde o primeiro dia, os bombeiros nos dão total apoio e respaldo nas ações em prol da natureza. A preservação do meio ambiente é feita com ações concretas e a Operação Cerrado Vivo é uma das maiores medidas neste sentido. Só tenho a agradecer por este brilhante trabalho para ajudar a biodiversidade", elogiou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.