CI

Sindiveg treina produtores para aplicarem defensivos

Até agora, mais de 2,9 mil agricultores se cadastraram na plataforma


Foto: Pixabay

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) disponibilizou a primeira parte do segundo módulo de sua plataforma digital de treinamentos sobre defensivos agrícolas. Essa etapa do curso abordará a tecnologia de aplicação desses insumos. Quem perdeu o primeiro módulo, pode ainda realizá-lo, com direito a certificado de conclusão. A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site.

"Os defensivos agrícolas são produtos especiais e requerem cuidados especiais. Usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o meio ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício e a dispersão de resíduos. Com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo", afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

O primeiro módulo do curso abordou a segurança na aplicação dos defensivos. Agora, será a vez de falar das tecnologias de aplicação. A primeira parte do segundo módulo abordará conceitos e nomenclaturas, leitura de rótulos e bulas e preparo de calda. No início de 2021, a segunda etapa desse módulo dará orientações sobre cuidados com o pulverizador, pontas de pulverização e gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores e descarte correto de embalagens e restos de produtos. Cada módulo concluído rende um certificado de comprovação da participação.

"A educação sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg. Esse compromisso nos leva a investir na difusão de conhecimento com foco especial nos pequenos produtores, contribuindo para a segurança de todos os envolvidos no ciclo da agricultura, para o cuidado com o meio ambiente e para a promoção da alta produtividade no campo", complementa Fabio Torretta, membro da diretoria executiva do Sindiveg.

O conteúdo do segundo módulo do treinamento foi elaborado pelo Sindiveg, em parceria com o Dr. Walter Boller, professor aposentado da Universidade de Passo Fundo (UPF), um dos mais renomados especialistas do Brasil e referência no tema de tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

Até agora, mais de 5,5 mil pessoas se cadastraram na plataforma, das quais cerca de 2,9 mil são agricultores.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.