CI

Sinop: chuvas podem provocar queda de 15% na produtividade da soja

“E se continuar dessa maneira podemos perder ainda mais”


As chuvas frequentes na região Norte de Mato Grosso já fazem produtores preverem queda na produtividade da safra 2011/2012 de soja de até 15%. A estimativa foi feita pelo vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan. “E se continuar dessa maneira podemos perder ainda mais”, explicou ao afirmar que “esse número pode aumentar para até 50% de perda e muitos produtores podem ficar endividados”. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), apenas 2,7% dos 6,9 milhões de hectares semeados com a oleaginosa foram colhidos em todo Estado. Em Sinop, somam 2% da área de 118,6 mil hectares.


“A chuva prejudica não só por não ter como colocar a máquina no campo, mas porque está propício para o aumento das doenças na soja”, apontou o vice-presidente. A baixa radiação solar e a umidade por causa das chuvas aumentam a incidência de doenças como a ferrugem e a mela nas lavouras. Além disso, o controle de pragas também fica mais complicado. “A ferrugem, que está em várias lavouras da região, fica mais agressiva com esse clima e se espalha com muita facilidade. A mela também está atacando e os fungicidas e inseticidas não estão funcionando, porque você passa pela manhã, chove e se perde todo o trabalho”, afirmou.

Para o pesquisador da Fundação Rio Verde, Mauro Junior Natalino da Costa, a quantidade de chuvas está dentro do esperado para o período na região. “Não é uma situação anormal. Acontece que as chuvas nesse período está regular desde outubro”, explicou.

Segundo ele, o volume está superior porque há quatro anos a região não atinge o esperado que é de dois mil milímetros em todo o período chuvoso (outubro a abril). “A previsão é de que continue as chuvas regulares, mas que não vá prejudicar a colheita da safra”, enfatizou.

Milho e algodão – as chuvas também prejudicam as lavouras de algodão já semeadas porque essa cultura não suporta um solo muito encharcado e, também, atrasa o plantio do milho segunda safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.