CI

Sinop (MT) corre atrás para vacinar os “retardatários”

Sinop recebeu a confirmação da vacinação contra a febre aftosa de 98,5% do rebanho


A unidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) em Sinop recebeu a confirmação da vacinação contra a febre aftosa de 98,5% do rebanho de bovino e bubalino do município. O índice corresponde a pouco mais de 59,2 mil cabeças do rebanho total estimado em 60 mil animais.

O prazo final para confirmar a imunização no órgão venceu na última segunda-feira (11-12), porém a campanha só termina no final de dezembro, quando então, o Indea fará o balanço final das três etapas da campanha de vacinação em todo o Estado.

A expectativa do Indea é de que até o fim do mês o índice de imunização seja elevado e fique próximo à meta de 100%. Para isso, os técnicos já estão em campo visitando fazendas com o objetivo de "obrigar" os pecuaristas que não vacinaram o gado, a aplicar a dose da vacina.

O médico veterinário do Indea em Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá), Dinarte Vítor, explica que o procedimento dos técnicos é vacinar o gado, emitir um auto de infração e aplicar uma multa que pode chegar a até R$ 60 por animal não vacinado. “Estamos procurando por todos os fazendeiros que não comunicaram a vacinação. Estamos ligando, fazendo anúncios e indo atrás nas fazendas”, explica.

O veterinário ressalta que há um otimismo na elevação dos índices de vacinação. Segundo Dinarte, alguns fazendeiros imunizaram o gado, mas não comunicaram o Indea. “Nós ligamos para essas pessoas e elas nos confirmaram que vacinaram, mas esqueceram que vir até o Indea para nos informar”, destaca.

Na campanha do ano passado, Sinop foi um dos municípios que teve um dos maiores índices de vacinação em Mato Grosso, atingindo 99,76% de cobertura vacinal. Conforme o coordenador do órgão na região, José Carlos Balbo, a meta de 100% de imunização só não foi atingida porque os técnicos não localizaram todos os fazendeiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.