CI

Sistema Antecipe é apresentado em Londrina-PR

A visita ocorreu durante a solenidade de demonstração dos projetos-piloto de conectividade 5G do Governo Federal


Foto: Pixabay

A ministra da Agricultura Tereza Cristina e o ministro das Comunicações Fabio Faria, juntamente com o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Jr. e o presidente da Embrapa Celso Moretti, visitaram a estação técnica do Sistema Antecipe, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, dia 12 de agosto, em Londrina-PR.

A visita ocorreu durante a solenidade de demonstração dos projetos-piloto de conectividade 5G do Governo Federal. A Embrapa, a empresa Nokia e a operadora Sercomtel foram escolhidas para homologar o sinal para uso experimental da plataforma 5G de conectividade, a fim de definir parâmetros técnicos de instalação antes da disponibilização permanente do sinal para os usurários do setor agropecuário.

Na oportunidade, o Sistema Antecipe foi apresentado à ministra Tereza Cristina e demais autoridades pelo pesquisador José Salvador Simoneti Foloni, da Embrapa Soja, em que se destacou a inovação agronômica de cultivo antecipado intercalar, cujo objetivo é aumentar o potencial produtivo e minimizar riscos climáticos para o milho segunda safra. “Além disso, foi discutida a importância da agricultura de precisão por meio da conectividade 5G para ampliar a performance dos sistemas de produção de grãos que envolvem a soja e o milho”, disse Salvador

Segundo o pesquisador Salvador, “a ministra Tereza Cristina enalteceu a importância do Sistema Antecipe para evitar ou minimizar perdas de produtividade devidas à estiagem e à geada, que foram bastante severas para o milho segunda safra em 2021 no Paraná. A ministra também reforçou a necessidade de se respeitar os limites de cronograma estabelecidos pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a instalação do milho segunda safra, e por isso o Sistema Antecipe é uma grande alternativa tecnológica para ajudar os agricultores”.

O Sistema Antecipe, de cultivo antecipado, foi desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e por parceiros como um recurso inédito na produção de grãos, promovendo o aumento de produtividade do complexo soja-milho safrinha no Brasil. Trata-se de um sistema de semeadura intercalar do milho nas entrelinhas da soja, antes da colheita da cultura oleaginosa. Esse sistema foi desenvolvido ao longo de mais de 13 anos de pesquisa em várias regiões do País.

Para conhecer mais o Sistema Antecipe, visite a página Sistema Antecipe - Portal Embrapa.

Para conhecer mais os projetos piloto da tecnologia 5G, leia a notícia da Embrapa Soja aqui. E assista ao vídeo da solenidade no YouTube.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.