CI

Sistema automatiza autorização de produtos biológicos

Ao substituir o processo manual de planilhas, possibilita controle consistente e seguro desses produtos


Foto: Pixabay

O erpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, desenvolveu, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Sistema de Produtos Biológicos Agrotóxicos (AgroBio). Trata-se de um sistema integrador de informações, com melhorias no processo de avaliação e autorização do uso de agrotóxicos no país, que, anteriormente, era realizado por meio do Sistema de Agrotóxico e operava ainda com o uso de planilhas.

O AgroBio, em sua versão de estreia, tem como objetivo aprimorar a gestão da taxa de manutenção da Classificação do Potencial de Periculosidade Ambiental (PPA) dos produtos biológicos e semioquímicos utilizados como agrotóxicos no Brasil. “O novo sistema fornece cadastro automatizado para os produtos biológicos. Ao substituir o processo manual de planilhas, possibilita controle consistente e seguro desses produtos, otimizando o trabalho dos analistas do órgão”, explica a diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, Carolina Fiorillo Mariani.

A solução permite o compartilhamento de informações, de forma automatizada, referentes aos produtos junto ao Sistema de Arrecadação e Cobrança (Siac). “Essa integração mantém atualizados os dados sobre registros que estão em vigência, independentemente de comercialização, o que possibilita mais precisão em relação aos produtos que devem ter a manutenção da classificação cobrada e sua respectiva taxa recolhida”, complementa Carolina.

O gerente de Soluções Digitais para Licenciamento, Preservação e Qualidade Ambiental do Serpro, Filipe Mendes, afirma que, para que o Siac possa realizar a cobrança da taxa PPA, o AgroBio coleta também todas as informações referentes a produtos químicos, cadastrados no Sistema de Agrotóxicos, o que garante mais qualidade no trabalho dos analistas do Ibama.

O AgroBio, disponível em ambiente web, possui acesso seguro pela Internet e funcionalidades que permitam a manutenção do cadastro atualizado dos produtos biológicos, assim como a geração de relatórios. “A planilha usada anteriormente continha informações de aproximadamente 300 produtos biológicos, com dados desatualizados e incompletos. Até o início deste mês de março, o AgroBio já possuía mais de 450 produtos cadastrados”, relata Filipe.

De acordo com a gerente da equipe de desenvolvimento do AgroBio no Serpro, Isabela Lacerda, “o novo sistema já evidenciou lacunas que puderam ser saneadas, como por exemplo, a duplicidade de produtos no cadastro e atualização de informações”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.